15/04/2010

INGRESSO DE VERDADE


A FIFA apresentou na última semana os ingressos para a Copa do Mundo de 2010. O ingresso é bem simples, mas possui todos os itens necessários para uma boa gestão do estádio e respeito ao torcedor.
Na África não existirão mais as velhas roletas, onde é necessário enfiar o ingresso, tornando o travamento constante. Todos os estádios terão roletas com o sistema de aproximação, ou seja, basta aproximar o bilhete no leitor que a roleta é liberada. Logo a frente, um orientador recolherá o canhoto do ingresso que permitirá ser feito uma verificação dupla de quantas pessoas passaram pelas roletas.
Todos os ingressos terão, de maneira bem visível, o nome do torcedor, o nome do estádio, o número do jogo, a data e hora da partida, o preço, a categoria do assento, o número e a fila do assento, a entrada específica daquele ingresso e, para facilitar ainda mais, existe um desenho/mapa do estádio mostrando a indicação do local na qual o bilhete dá acesso.
Para facilitar a localização dos seus lugares, os torcedores que forem aos jogos encontrarão um sistema de identificação bem eficiente. Todos os estádios foram divididos igualmente com as mesmas cores. Desta forma, placas, mapas, informativos e toda a sinalização seguirão esse padrão de cores e o torcedor que for a qualquer estádio, no país, saberá rapidamente como identificar a posição do seu assento através das cores amarela, azul, verde ou vermelho.
Para impedir a falsificação, os ingressos contam com códigos de barras, um holograma e marcas d`água impossíveis de serem copiadas ou escaneadas. Isso dificulta muito a ação dos falsificadores e permite uma rápida identificação da autenticidade, não precisando o torcedor chegar até a roleta para perceber que comprou gato por lebre.

Na parte posterior do ingresso estarão escritas todas as determinações e proibições em relação aos jogos da Copa do Mundo.

Podemos perceber que esses ingressos são muito diferentes dos utilizados nos estádios do Brasil. Quando será que toda essa “modernidade” chegará ao nosso país?

Comente com o Facebook: