26/10/2009

BEM VINDOS



Sou Romulo Macedo, formado pelo EVMI - European Venue Management Institute - em Gestão de Arenas Esportivas. Esse espaço foi criado para atender os anseios de muitos, que como eu, são aficionados por essas grandiosas instalações esportivas e buscam notícias e informações sobre as mesmas. Vou procurar abordar todo e qualquer assunto referente a estádios e arenas esportivas, dando exemplos práticos.


Ao longo dos posts, responderei perguntas como: Por que uma arena é fundamental para o sucesso dos grandes times do mundo? Como um clube pode incrementar absurdamente a sua receita com um estádio ou uma arena? Como é feita a gestão dos principais estádios e arenas do mundo? Como os clubes brasileiros estão perdendo muito 
dinheiro por não encararem de forma profissional essa questão? De que forma o Reino Unido acabou com a violência nos estádios? Será que os grandes shows podem acontecer nas praças esportivas? E muitas outras questões que, seguramente, irão surgir.

Os próximos anos serão dourados para o esporte brasileiro, com a proximidade de mega eventos esportivos (Jogos Mundiais Militares em 2011, Copa da Confederações em 2013, Copa do Mundo FIFA em 2014 e Olimpíadas de Verão em 2016).

Um dos principais legados desses megas eventos, serão as modernas arenas esportivas, os novos conceitos de gestão desses equipamentos e principalmente uma mudança gradual da cultura em assistir  eventos esportivos (novos públicos, novas facilidades, mais conforto, nova forma de encarar a segurança, etc). Todos esse pontos também serão abordados aqui e você será fundamental no debate e comentários.

Nesse post de abertura vou finalizar com uma frase do lendário arquiteto Spiro Kostof que define muito bem as arenas e estádios que existem ao redor do planeta:

“Onde as multidões se reúnem e a história é feita”.


foto -Amsterdam ArenA

Comente com o Facebook: