28/01/2010

MULTIFUNCIONALIDADE


Um dos segredos do sucesso de um estádio é a sua multifuncionalidade, ou seja, um estádio deve ser capaz de sediar diversos tipos de eventos para conseguir gerar receitas, na maioria dos dias do ano.
Estádios que somente sediam partidas de futebol estão cada vez mais fadados a serem deficitários. Hoje, um time profissional no Brasil joga em média 35 jogos em casa, por ano. Isso quer dizer que, o equipamento deve ser multifuncional o suficiente, para ser capaz de gerar receitas nos outros 330 dias do ano.
Foi pensado nessa multifuncionalidade que a empresa britânica StadiArena desenvolveu um sistema que promete transformar um grande estádio aberto em um ginásio fechado, em apenas 6 minutos e no toque de um único botão. O espaço pode ser usado por esportes indoor e ainda pode se tornar em um grande centro de convenções, de feiras, de eventos, de shows, etc.
Nunca vi pessoalmente o sistema, também não conheço nenhum estádio do mundo no qual esse sistema tenha sido implementado, mas acredito que ideia é no mínimo criativa.
Veja o vídeo para entender o funcionamento do sistema StadiArena.


Comente com o Facebook: