04/03/2010

PERIGO NO PARQUE

O vídeo foi removido do youtube mas ainda pode ser visto no 
blog do Mauro Cezar Pereira.



As imagens do blog, do bom jornalista, Mauro Cezar Pereira, são impressionantes.


Em um jogo do Palmeiras, no Parque Antartica, após um gol da equipe da casa, torcedores comemoram e surge um princípio de confusão nas arquibancadas, um indivíduo (de camisa branca) saca uma pistola no meio da arquibancada próximo a milhares de pessoas (a partir dos 18 segundos do vídeo).
Existem grandes absurdos nessa imagem. Primeiro como uma pessoa entra portando uma pistola em um estádio de futebol. Isso mostra como é mal feita a revista na entrada dos estádios do Brasil. A revista é o ponto crucial para a segurança dos torcedores, infelizmente, não é levado muito a sério no nosso país. Torcedores entram armados com facas, pistolas, bombas, etc. A receita exata para acontecer um tragédia. Mais uma vez a polícia não se mostrou eficiente para atuar em estádios de futebol
Segundo ponto a se destacar é que por “sorte” o fato ocorreu na comemoração de um gol e muitos não perceberam o ocorrido. Imaginem vocês se começasse uma correria nas arquibancadas? Quantas pessoas seriam pisoteadas, empurradas e sairiam gravemente machucadas? Pois, no Parque Antartica, como em grande parte dos estádios do país, não existe lugar marcado e as pessoas ficam paradas nas escadas, nos vomitórios e em outras áreas de circulação. Ainda existe um grande fosso de separação entre a arquibancada e o gramado, dificultando ainda mais a evacuação de pessoas no caso de desespero.
Quando será que os clubes irão começar a pensar seriamente na segurança dos seus torcedores e tornarem esse assunto, de fato, em um tema seríssimo? Será que escutaremos mais uma vez que a culpa é da polícia e que o clube não tem nada a ver com isso?

Comente com o Facebook: