02/02/2012

A QUALQUER MOMENTO PODE SER AQUI

Ontem no Egito tivemos mais um lamentável exemplo de como um simples jogo de futebol pode se transformar em uma tragédia. Estádios velhos e inseguros, equipe de segurança insuficiente e totalmente despreparada e vândalos disfarçados de torcedores criam um coquetel perfeito para uma confusão trágica. Até o momento já foram confirmados 74 mortes e mais de mil feridos em um evento que já entrou para o ranking das maiores tragédias em estádios do mundo.

O que mais me assusta é que tenho a sensação que a qualquer momento o mesmo pode ocorrer aqui no Brasil. O exemplo dado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro ontem no jogo Vasco x Bangu é mais uma prova de quão desprepara é a gestão de segurança no nosso país.

Pessoas com ingresso não conseguiram entrar no estádio devido a superlotação e mais uma vez os policiais, totalmente despreparados, usaram a truculência para afastar as pessoas que tinham o direito de assistir a partida. Ignorando a presença de dezenas de idosos e crianças, os policiais usaram gás de pimenta, cacetete, tiros de borracha, etc... Os efeitos do gás de pimenta foram sentidos até pelos atletas em campo, obrigando a interrupção do jogo.

Acredito que, infelizmente, quase todos os frequentadores de jogos de futebol no Brasil têm histórias de confusão e tumultos para contar, e espero que não passe disso, pois as 74 pessoas que foram mortas no Egito nem hístórias terão mais para contar.

Comente com o Facebook: