27/03/2012

SERÁ QUE É SUFICIENTE?

A decisão da Federação Paulista de proibir a entrada das chamadas "torcidas organizadas" envolvidas na barbárie do último domingo, pode até parecer interessante mas no fundo é muito demagoga e não tem quase nenhuma eficácia.

A "torcida organizada" do Palmeiras já foi proibida de comparecer a jogos por diversas vezes, a última inclusive em agosto do último ano, e pasmem, essa mesma facção organizada já foi inclusive extinta e voltou à atividade após modificar seu nome.

Impedir a entrada de camisas e bandeiras dessas torcidas não irá evitar que os criminosos se aglomerem nas arquibancadas e que esses mesmos marginais marquem brigas pela internet a 10 Km de distancia do estádio.

Lembro que os torcedores só pararam de jogar objetos no campo quando os clubes começaram a ser punidos com a perda de mando de campo. Em alguns casos os maus torcedores, que jogavam objetos no campo, eram identificados pelos demais torcedores de bem nas arquibancadas. Será que não é a hora dos clubes começarem a perder pontos no campeonato toda vez que seus torcedores se envolverem em confusões? 

Para solucionar o problema das brigas entre facções organizadas é preciso uma força conjunta de todas as entidades envolvidas na organização de jogos de futebol, incluindo clubes, governo, polícia, ministério público, federações, imprensa, etc.

Comente com o Facebook: