03/07/2013

UMA BOMBONERA EUROPEIA

A capacidade do Camp Nou passará a ser de 104 mil pessoas
O Barcelona já conta com dois projetos de reforma do Camp Nou nas mãos do seu presidente. Mesmo tendo em mente que seria mais interessante construir uma nova arena, Sandro Rosell, foi convencido pelos diretores que seria mais viável realizar uma reforma completa no atual estádio. 

Até o momento o projeto que desponta como favorito é de autoria do arquiteto Albert Blanch, que pretende transformar o local em uma verdadeira Bombonera da Europa. O maior palco do futebol espanhol passaria a contar com três níveis em todos os setores, que passariam a ser ainda mais verticais, lembrando muito o tradicional estádio do Boca Juniors, da Argentina. Além disso, a capacidade do novo Camp Nou passaria a ser de 104.000 espectadores, tornando o estádio o segundo maior do mundo destinado exclusivamente para futebol, ficando atrás apenas do Azteca, no México, que tem capacidade para 105.064 pessoas. 

O Mini Estadi dará lugar a uma arena multiuso
Esse projeto, que até o momento é o preferido da direção, alterará drasticamente o posicionamento de alguns setores de assentos, especialmente os chamados primera e segunda gradería, que passarão a ter os torcedores dos níveis mais elevados mais próximos, tornando a aparência do estádio semelhante a de um grande edifício. Além disso os setores localizados atrás dos gols também passariam a contar com este novo nível, o que certamente irá o visual do local muito mais vertical do que é conhecido hoje em dia. 

Visando oferecer conforto aos torcedores, ao contrário do que é atualmente, todos os locais serão cobertos e protegidos da chuva. Essa mudança diminuiria a quantidade de assentos do primeiro nível que será compensada no terceiro, que passará a ser mais alto do que é atualmente. Mas ao contrário do que possa se imaginar, a expectativa da presidência é de aumentar a receita por jogos, já que os setores de camarotes e assentos Vips, os que mais dão lucro, também serão aumentados na reforma. 

O projeto afetará também os espaços anexos do estádio.  Onde se encontra o chamado Mini Estádi, que é utilizado para treinamentos e jogos de categorias inferiores, será erguido o Nuevo Palau Blaugrana, uma arena multiuso para 10.000 expectadores, capaz de receber concertos e apresentações esportivas, tornando-se então em mais uma fonte de renda para o clube. O Barça também estuda criar um novo espaço anexo para aí sim receber jogos das categorias de base e jogos treinos. O projeto de mini estádio, como é conhecido hoje com aproximadamente 10.000 lugares, passaria a ser erguido na Ciutat Esportiva de Sant Joan Despí, CT do próprio clube. O setor conhecido como Palau Gel será ampliado e será dedicado para a área social da instituição e para a ampliação da loja oficial do Barcelona. 

As duas propostas serão colocadas em votação e os associados do clube deverão apontar a opção preferida da maioria no primeiro trimestre de 2014.

*Por Rodrigo Calvoso


Comente com o Facebook: