18/03/2016

UM NOVO JEITO DE ASSISTIR SEU TIME





Neste inicio de ano todos tem acompanhado a disputa entre Esporte Interativo e Globo pelos direitos de transmissão de TV fechada do campeonato brasileiro, todavia mais breve do que muitos imaginam os concorrentes terão que se reinventar, pois ganharão uma concorrência que possivelmente causará uma revolução no mercado, grandes portais e o Facebook também querem entrar na brincadeira.

 A chegada das smartTV e o sucesso do Netflix que consolidou as transmissões em streaming como um grande negócio de alcance mundial, fez surgir o interesse nos principais players do mercado de utilizar a tecnologia para o esporte. Sendo assim, o primeiro case não poderia vir de outro lugar que não a terra do Tio Sam, e em outubro/2015 o portal Yahoo transmitiu gratuitamente pela primeira vez uma partida da NFL via web, a partida entre Buffalo Bills e Jacksonville Jaguars também marcou a chegada de uma plataforma do portal totalmente dedicada à liga, contendo estatísticas, conteúdos diários, cenas de bastidores e conteúdos exclusivos produzidos pela própria NFL.

O resultado positivo da experiência despertou interessou de gigantes como Google, Amazon, Facebook e Apple, que atualmente disputam o disputam o licenciamento de jogos para prestadores de serviços online. O Facebook percebendo o volume de dados e os debates que giram em torno do esporte lançou recentemente uma plataforma para estimular as interações, o FACEBOOK SPORTS STADIUM, ambiente dedicado à troca experiências em tempo real para fãs do esporte que permite interações sobre os jogos em ordem cronológica. Através desta ferramenta o público pode interagir com amigos, comentaristas, especialistas no assunto, jornalistas, times e ligas, além de receber estatísticas e informações relevantes, acompanhar placares e etc.

A primeira experiência não foi muito boa, pois os usuários reclamaram um pouco da lentidão para atualização, mas é certo que isso será otimizado num futuro próximo, e creio ser mais certo ainda que em breve as transmissões em streaming, principalmente em redes sociais serão o principal veiculo de distribuição de conteúdo esportivo, pois neste ambiente, além de assistir, o torcedor deixa de ser espectador, para se tornar parte do evento, pois pode se comunicar com os envolvidos já citados anteriormente, além de poder obter conteúdo informativo a seu gosto. Cada vez mais irão ser desenvolvidas formas de dialogo em tempo real entre os atores do mercado e seus fãs, e a TV em seu ambiente padrão não permite tal instantaneidade, o que provavelmente tornará obsoleto o modelo atual de transmissão.


O esporte é um grande veiculo de comunicação entre as pessoas, pois movimenta paixões, redes sociais são um local onde as pessoas compartilham seus momentos, paixões e experiências, portanto nada mais natural do que a conexão entre ambos para aproximar cada vez mais essa relação de amor com seu clube e esporte. O Netflix abriu as portas, e o esporte certamente será responsável por transformar transmissões em streaming num significativo mercado, é bom as emissoras de TV abrirem os olhos se não quiserem ficar de fora em pouco tempo!  

*Por Mario Bini

Comente com o Facebook: