03/12/2009

MEDIEVAL TIMES



É sempre assim, chegado um grande jogo e a cena se repete. Pessoas dormindo na fila, tumulto, empurra empurra, confusão, etc. Ontem (02/12/09) na venda da sobra dos ingressos para o jogo Flamengo x Grêmio não foi diferente,  além de todos os ingredientes citados anteriormente ainda foram acrescentados, truculência, bombas de gás, spray de pimenta, balas de borracha, tropa de choque da polícia e até tiros para o alto.

Até quando nós torcedores seremos tratados piores que animais? (nenhum animal merece um tratamento como esse). Será que um consumidor, quando quer gastar o seu dinheiro, tem que passar por isso?  Seria preciso mesmo toda essa truculência, falta de organização e principalmente fila na venda desses ingressos? 

É difícil de se acreditar mas em pleno século 21, enfrentar uma fila por mais de 2 dias é a única maneira de se conseguir um ingresso. Parece até surreal, mas ainda temos que escutar pessoas colocando a culpa do tumulto no regulamento da competição.

O foco está errado. O dirigente de futebol se apega ao fator paixão e esquece que na verdade nós somos consumidores e devemos ser tratado com respeito, como todo consumidor. Existem inúmeras maneiras de se evitar aquela fila ridícula na bilheteria do Maracanã. Venda pela internet, venda de carnês para toda a temporada, sócio torcedor, distribuição de senhas, bilhetes papa fila, sorteios como é feito na Copa do Mundo, etc. Mas como o torcedor não é o foco, nada foi feito.

Foi arrecadado cerca R$ 150.000,00 (5.000 ingressos ao valor de R$ 30,00 cada) se levantássemos os custos dessa operação “medieval” (150 homens da PM, batalhão de choque, dezenas de viaturas, dezenas de balas de borracha, helicóptero da polícia, dezenas de bombas de efeito moral, orientadores truculentos, grades, bilheteiros, supervisor de bilheteria, toneladas de lixo e garrafas cheias de urina para recolher, pessoas atendidas em postos médicos, etc.) seguramente chegaríamos a conclusão que se gastou muito mais do que foi arrecadado. 

Se, pelo ponto de vista financeiro, a operação já foi de uma imbecilidade sem tamanho, imaginem se analisarmos tudo que o torcedor passou e sofreu.  Quantas pessoas que depois de virem as cenas de ontem, nunca mais voltarão a um estádio de futebol? Será que as imagens que estão circulando no mundo foi benéfica paras as entidades envolvidas? Será que teremos outro tumulto em uma próxima venda de ingressos para um decisão? Se nada for feito com certeza sim.


foto - O GLOBO / Cléber Júnior


Comente com o Facebook: