06/02/2012

TEMPORÁRIO PERMANENTE

Alguns estados brasileiros sofrem com a precaridade de seus estádios ou até mesmo com a inexistência de estádios. Já falei muito por aqui, que o desenvolvimento do futebol passa pela melhoria das seus estádios e arenas. 

Um ciclo virtuoso que, com praças esportivas mais modernas, os clubes conseguem gerar mais receitas, consumidores mais qualificados comparecem nos eventos, as TVs conseguem exibir imagens de melhor qualidade, os profissionis de imprensa tem mais prazer para trabalhar, os patrocinadores exibem melhor as suas marcas e até os jogadores, com mais conforto e qualidade, conseguem exibir um melhor espetáculo.

Como reformas e/ou construções de novos estádios requerem um investimento muito alto e principalmente um longo prazo de planejamento e execução de obra, os chamados estádios temporários podem ser uma grande solução a curto prazo. Os modernos estádios construídos com estrutura metálica nada têm a ver com as precárias arenas de rodeio espalhadas pelo país. Estou falando de esturas temporárias que podem ficar montadas por muitos anos e que oferecem muito mais conforto e segurança do que a grande maioria dos estádios do nosso país.

Um belo exemplo desse tipo de estrutura esportiva é a Brita Arena, construída pela equipe alemã do SV Wehen Wiesbaden após sua promoção da terceira para segunda divisão da liga nacional, tornando o seu antigo estádio de completamente ultrapassado a totalmente adaptado às exigências do regulamento da competição que iriam disputar na temporada seguinte.

Construída em pouco mais de 4 meses, a arena foi inaugurada em 2007 e tem a capacidade de receber confortavelmente cerca de 12.500 pessoas, que não deixam nada a desejar nos quesitos de conforto e segurança. Com camarotes, assentos vips, restaurante e amplos vestiários, a Brita Arena cairia como uma luva em qualquer cidade do Brasil.

As arquibancadas foram construídas em estruturas tubulares e o prédio, onde se encontram os camarotes e as áreas destinadas aos atletas (vestiários, centro médico, etc.), foi montada com containers que se parecem com um jogo de LEGO moderno.

Seguem algumas fotos:


Outro grande exemplo de um estádio construido desta forma, você pode encontrar no post: SOLUÇÃO

Comente com o Facebook: