10/05/2012

TUDO AZUL NO MARKETING

O saibro azul do Madrid Open, utilizado pela primeira vez na história em um torneio de tênis, parece não ter agradado aos jogadores, mas sem dúvida foi uma jogada de mestre. O idealizador dessa invenção é o ex-tenista Ion Tiriac, dono do evento, que encomendou um estudo para encontrar a melhor cor para quadra contrastar com a bolinha amarela, facilitando a visualização do jogo pela TV. 

Claro que além disso a mudança foi uma grande estratégia de marketing, uma vez que o principal patrocinador do torneio também tem a cor azul. A inovação por si e a polemica gerada com a reclamação dos principais tenistas do mundo com a quebra da tradição da cor da quadra de saibro (originalmente avermelhada) também deram ao torneio de Madrid uma visibilidade mundial nunca antes alcançada.

A coloração azul do saibro fica a cargo da empresa Gaston Cloup, a mesma responsável pelo saibro da tradicional torneio de Roland Garros. O processo de coloração não é muito fácil uma vez o grão tem que ser descolorado para depois ganhar a piguimentação azul. Os responsáveis garantem que os mesmos produtos são utilizados tanto no saibro vermelho quanto no azul, não modificando em nada a qualidade do jogo.

Será que futuramente veremos saibro em outras cores?

Comente com o Facebook: