27/07/2012

MUITO MAIS QUE A BILHETERIA





Aqui no Brasil é comum traduzir receitas de matchday (dia do jogo) para receitas de bilheteria, o que na verdade é um equívoco e infelizmente é o pensamento da grande maioria dos clubes do país, principalmente aqueles que possuem estádios antigos ou não contam com um estádio próprio.

Esse fato acontece porque o clube não enxerga nenhuma outra receita no dia do jogo a não ser aquelas provenientes da venda de ingressos. Tal miopia faz com que a bilheteria seja super valorizada e utilizada como  a única forma de se ganhar dinheiro em uma partida, o que significa dizer que na cabeça de alguns dirigentes a equação funciona assim: o aumento do preço dos ingressos é igual ao aumento do valor arrecadado. Essa fórmula poderia até funcionar se o serviço oferecido ao torcedor não fosse de péssima qualidade e o preço dos ingressos não fossem exorbitantes.

A contabilidade dos dirigentes na grande maioria das vezes tem o efeito inverso, afastando os torcedores do estádio e consequentemente diminuindo o montante arrecadado pelo clube. Somado ao alto preço dos ingressos, falta de segurança e conforto nos estádios, devemos lembrar que o atual calendário nacional coloca as finais de grandes competições mundiais acontecendo paralelamente ao início do campeonato brasileiro, que não por acaso, hoje apresenta médias de público ridículas.

Aí que está a chave do negócio “receitas de matchday”, já que não depende apenas da verba oriunda de bilheteria e sim de um somatório de diversos rendimentos que o clube ganha quando realiza os jogos em determinado estádio (sendo ele proprietário ou não). Um clube administrado de forma eficiente ganha percentual de tudo dentro de um estádio, desde camarotes e publicidades, passando por estacionamentos, lojas licenciadas, barracas de pipoca, etc... Afinal de contas o jogo de determinado time é a razão de existir todas essas receitas. As pessoas só compram os camarotes, as empresas pagam pela publicidade e as pessoas gastam o seu dinheiro porque determinada equipe manda os seus jogos naquele estádio. 

Para que essas receitas sejam maximizadas, é fundamental também dar oportunidade para que o torcedor/consumidor possa gastar o seu dinheiro no estádio. Bares e restaurantes de qualidade e sem filas, lojas de produtos licenciados, estacionamentos bem organizados e muito mais...

Portanto, podemos concluir que com a proximidade da inauguração de moderníssimos estádios os clubes inteligentes irão faturar muito mais no chamado dia do jogo, seja ele com uma exploração eficiente dos seus próprios estádios ou assinando contratos justos para jogarem em arenas de terceiros.

A equação correta para jogos de futebol é: preços justos, dando oportunidades para o torcedor/consumidor gastar, resulta em mais público nos jogos e muito mais receitas nos cofres.

* por Romulo Macedo - Diretor Executivo

Comente com o Facebook: