07/04/2010

PASSA A BORRACHA


Saindo um pouco da esfera futebolistica, vou falar de um outro esporte também encantador, o basquete. É realmente louvável o esforço que a Liga Nacional de Basquete - LNB está fazendo para resgatar o basquete brasileiro que viveu anos de abandono. O sucesso do campeonato nacional - NBB também é inegável.
Tudo corria muito bem com a Liga, até que eles resolveram criar um torneio entre times brasileiros e argentinos - Torneio Interligas. A competição que estava marcada para o Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, foi transferida para o o ginásio da ASCEB, devido a ameaça das equipes argentinas de não entrarem em quadra em razão do péssimo piso emborrachado do Nilson Nelson.
O piso feito de placas de borracha, utilizado em Brasília, é um problema antigo, todas as equipes do Brasil reclamam, as placas correm o risco de se levantarem e causarem sérias lesões nos atletas, o piso é muito duro forçando em demasia as articulações dos jogadores, as marcações feitas em fita adesiva constantemente mudam de posição, o quique da bola também é muito diferente, etc.
Mas é exatamente ai que mora o problema. Porque então esse piso, problemático e obsoleto, foi usado na final do NBB de 2009? Porque ele ainda foi usado no último domingo no jogo entre as duas principais equipes do Brasil? Será que o piso só não é bom para jogos internacionais, mas para as principais partidas do país ele é bom? Se uma equipe brasileira se recusar entrar em quadra, a partida também será transferida?
O problema é ainda maior, pois o regulamento da NBB não permite a utilização de tal piso e o regulamento vem sendo solenemente ignorado. Se nada for feito, muito provavelmente o Ginásio Nilson Nelson e seu piso emborrachado serão utilizados mais uma vez nas finais do NBB deste ano.
“V. Das responsabilidades das equipes participantes 
18.Das arenas de jogos 
n. As quadras de jogo deverão apresentar piso de madeira, 
   obrigatoriamente flutuante, sem qualquer saliência que possa 
   representar perigo à incolumidade física dos atletas, como pontas 
   de pregos, farpas de madeira, buracos ou ondulações. 
o. O piso da quadra não pode ter cor escura e as linhas demarcatórias 
   devem ser firmes e facilmente visíveis, respeitadas todas as 
   especificações da FIBA. “   
                                                       (regulamento NBB: 2009 -2010)
Para coroar isso tudo, o pequeno Ginásio da ASCEB, para onde os jogos do Torneio Interligas foi transferido, sofre com o mesmo problema de diversos ginásios do país e a primeira partida não pode ser finalizada devido a existência de diversas goteiras que molhavam a quadra.
Tomara que os dirigentes da Liga Nacional de Basquete se mostrem competentes mais uma vez, aprendam com os erros, façam valer o regulamento da competição e prestem muito mais atenção para as condições dos ginásios e arenas onde os jogos ocorrem. 

Comente com o Facebook: