04/04/2012

FALTA MUITA COISA

Infelizmente, o último final de semana foi extremamente agitado fora do campo de futebol:  1 pessoa morreu em Goiás devido ao confronto de duas "torcidas organizadas", 62 pessoas foram detidas no Rio de Janeiro enquanto esperavam para se confrontar com "torcedores" de outro clube e 10 pessoas foram presas em um jogo de futebol no Rio Grande do Sul por causa de uma briga, dentro do estádio, entre duas "torcidas" adversárias.

Enquanto não houver uma força conjunta abrangendo todas as entidades envolvidas na organização dos jogos de futebol no Brasil, esses confrontos sempre irão existir. Por que não pegamos o exemplo inglês que deu certo? A situação na Inglaterra nos anos 80 era muito pior que hoje no Brasil. Lá na Terra da Rainha a então primeira ministra Margareth Tatcher exigiu que as brigas e confusões nos estádios terminassem e foi assim que surgiu um documento que mudou de vez o futebol inglês, o chamado Relatório Taylor, que entre muitas sugestões, modificava principalmente o tratamento oferecido aos torcedores e sugeria a mudança da polícia militar por pessoas treinadas para fazerem a segurança dentro dos estádios. Será que a nossa presidenta não poderia fazer a mesma exigência e dar um basta na violência?

Aqui no Brasil parece que os Clubes que deveriam ser os maiores interessados no fim dos confrontos, são os primeiros a não darem muita importância ao tema. Será que a violências das "torcidas" não afasta o público dos estádios? Será que com esse afastamento os Clubes não deixam de arrecadar milhões em bilheteria e outras receitas? A resposta é sim para ambas as perguntas, mas infelizmente os Clubes ficam calados, como se o problema não fosse deles e sim da polícia.

Ao meu ver todos os clubes que financiam direta ou indiretamente "torcidas" envolvidas em tumultos deveriam ser punidos, seja com perda de mando de campo, pontos, rebaixamento e até exclusão do campeonato. Ora bolas, se o clube pode até ser rebaixado no caso de procurar a justiça comum para resolver algum caso da esfera esportiva, por que o clube não pode ser rebaixado se indivíduos financiados, indiretamente, por ele, matar outra pessoa?

Falta vontade para debater o tema com seriedade, falta união entre os clubes, falta o governo encarar o futebol com a devida importância, faltam pessoas preparadas para lidar com o problema, falta preparo das polícias, ou seja, falta muita coisa em nosso país.

Que fique bem claro, não sou contra torcidas organizadas dentro dos estádios, pelo contrário, acho lindo o show protaganozidado por elas e também sei que existem muitas pessoas de bem dentro das torcidas, mas não podemos mais aceitar essa situação de baderna, vandalismo e crimes.

Comente com o Facebook: