24/04/2012

O ÍCONE DAS ARÁBIAS

Ainda falta algum tempo, mas a Copa de 2022, no Qatar, já está chamando a atenção. Além de todas as diferenças culturais, climáticas e de paisagem a Copa também ficará marcada por seus estádios suntuosos. Apesar de todas as diferenças e desafios, o Qatar quer organizar o melhor campeonato mundial de futebol de todos os tempos e para isso não está medindo esforços e principalmente dinheiro.

Um grande exemplo do poderio financeiro associado à competência arquitetônica é o Lusial Iconic Stadium, o principal estádio da Copa de 2022, nele serão realizados os jogos de abertura e a grande final. Durante o mundial o estádio terá capacidade para até 86.250 pessoas, após a Copa essa capacidade será reduzida para 20.000 espectadores. Como todos os demais estádios da Copa do Qatar, o Lusial Iconic terá diversas preocupações com a preservação do meio ambiente, proteção contra a incidência de raios ultra violeta no público e resfriamento, ambientalmente amigável,  para amenizar as altas temperaturas do país.

Com um perfil côncavo, inspirado nas velas dos tradicionais barcos do Qatar, o estádio também impressiona por sua arquitetura. A cobertura que parece flutuar em cima das arquibancadas foi desenvolvida com a parte central retrátil, permitindo que o sol atue naturalmente no gramado em dias sem jogos. No entorno, toda a área de estacionamento será coberta com painéis fotovoltáicos que irão captar energia para o funcionamento do estádio e prédios vizinhos.

Planejado para ser um dos catalizadores de desenvolvimento de uma nova região ao norte de Doha, o complexo do estádio ainda vai contar com atrações turísticas, hotel, conexão direta de estradas e uma estação de metrô. Com certeza, a primeira Copa do Mundo em um país árabe será uma experiência inesquecível.

Comente com o Facebook: