28/07/2012

FALTA DE VERBA OU CRIATIVIDADE?


É muito comum para os profissionais que atuam na área de marketing (especialmente esportivo) escutarem de seus pretensos clientes: “estamos sem verba para implementar ações nesse sentido”. Entretanto, na visão de diversas grandes marcas, esse movimento de desenvolvimento de ações criativas é um caminho sem volta. O mais curioso é que em muitas vezes o custo da ação não representa nenhum estouro orçamentário para as mesmas, basta apenas que os empresários acreditem na iniciativa e "saiam da caixa", para assim terem suas marcas ainda mais próximas de seu público consumidor.

Com a chegada da Olimpíada de Londres é praticamente impossível não fazer uma associação da cidade com um dos seus personagens mais conhecidos no mundo, o jogador de futebol David Beckham, garoto propaganda da Adidas, que aproveitou a ocasião para por em prática a ação abaixo.


Trazendo para a nossa realidade será que nossos clubes não poderiam criar ações semelhantes? Ao contratar grandes jogadores os clubes assinam paralelamente contratos que permitem utiliza-los nessas atividades, só que muitas vezes sequer pensam em aciona-los nesse sentido e acabam acreditando que o ídolo custa muito caro e que a venda de jovens promessas é o investimento mais rentável (ou seria mais imediato?). Mesmo em dias de jogos, ações de interatividade com torcedores são muito comuns na Europa e na Ásia. Aqui, no país do futebol, agora que se inicia um movimento para se compreender que a atividades criativas fortalecem a marca e fidelizam os clientes.

Mesmo sendo um tanto quanto avançada (na visão latino americana) a iniciativa promovida pela mesma Adidas, em parceria com o Ajax da Holanda, mostra que com um pouco mais de criatividade, é possível também se valorizar os pontos de venda de seus produtos oficiais através de ações de marketing que, publicadas nas redes sociais, servem como disseminadores da ideia de valorização das marcas.



*por Rodrigo Calvoso - Diretor de Comunicação

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