31/07/2012

PRÁTICO, SIMPLES E INTLIGENTE


Outro dia fui surpreendido pela notícia que um amigo meu, renomado diretor de uma empresa estatal, tinha se envolvido em uma confusão dentro de um estádio, sendo inclusive conduzido para um Juizado Especial Criminal. A confusão começou pelo mesmo motivo banal que começam diversas confusões em estádios pelo Brasil. Aquela idiotice de uns quererem assistir aos jogos em pé e outros sentados.

Assistir aos jogos de pé é um comportamento típico de alguns torcedores no mundo inteiro, mas claro que isso não pode ocorrer no mesmo lugar onde outros assistem sentados.

Evidentemente que se uma pessoa ficar em pé para assistir o jogo, todas ao redor também terão que ficar se quiserem ter uma boa visualização do gramado. O mais agravante é que além de assistir os jogos em pé ainda são permitidas as entradas de grandes bandeiras e instrumentos musicais, das torcidas organizadas, no mesmo setor destinado a pessoas sentadas. Não precisa ser um gênio para visualizar que essa diferença grotesca de comportamento sempre gera uma grande confusão nas arquibancadas.

Ou seja, um senhor que nada tem a ver com as torcidas organizadas vai ter que acabar ficando 90 minutos em pé para conseguir ver o jogo, ficando ele perto da torcida ou não, uma vez que a confusão é geral na arquibancada.

Como disse, assistir aos jogos em pé não é uma exclusividade nossa, as torcidas organizadas de muitos países do mundo também tem o mesmo comportamento. Mas então porque não existe confusão em outros estádios? A resposta é uma palavra chamada SETORIZAÇÃO. Resumindo: Lugares em pé, instrumentos musicais e grandes bandeiras somente são aceitos em um local determinado dentro do estádio. Essa prática é comumente adotada em grandes estádios da Europa evitando tumulto, falta de organização e que indivíduos fiquem em pé nas cadeiras, evitando a destruição das mesmas.

Aqui no Brasil a setorização também será adotada na Arena do Grêmio onde existe um comportamento peculiar nas comemorações dos gols (torcedores correm para frente dando o efeito de uma avalanche).

Uma prática simples e inteligente pode gerar muito mais conforto, organização e segurança nos jogos de futebol.

Vejam as ilustrações da futura Arena do Grêmio, com um espaço sem cadeiras atras do gol:





Lugares em pé em estádios da Europa:

Locais em pé somente atrás do gol nos jogos do Anderlech - Bélgica



Espaço para grande bandeiras e pessoas em pé apenas atrás do gol - Alemanha


* por Romulo Macedo - Diretor Executivo



Comente com o Facebook: