12/12/2012

INCLUSÃO EFICAZ


Mais do que gerar facilidades de acessos aos portadores de necessidades especiais, hoje as arenas esportivas estão trabalhando para integrar cada vez mais esses torcedores aos eventos que ali acontecem.

Closed Caption utilizado no estádio dos Cowboys (NFL)
 Foi-se o tempo que uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, poderia apenas acompanhar a partida sem poder sentir a emoção da torcida e como ela está se expressando ao longo do jogo. É bem verdade que esta realidade ainda não chegou ao Brasil, mas em países europeus, asiáticos e, principalmente, nos Estados Unidos, já é bastante comum que os estádios disponibilizem o serviço de Closed Caption.

Em algumas modalidades o serviço é veiculado no próprio telão, onde cada texto divulgado pelo sistema de som também aparece por escrito para que nenhum cliente saia sem receber a informação. Em outros sistemas mais sofisticados o torcedor pode se cadastrar e automaticamente receber um aparelho na entrada da arena onde pode escolher se quer acompanhar as notícias da equipe ao longo da partida com comentários de especialistas do esporte, se prefere receber as informações do sistema de áudio do estádio na forma de texto ou se quer saber quais músicas estão sendo entoadas pelos torcedores ao longo das partidas. Além desses serviços especiais, hoje os smartphones disponibilizam diversos recursos que também podem auxiliar essas pessoas e também se tornaram ferramentas para o desenvolvimento de produtos voltados para esse público.

Opções de informações e até os cantos da torcidas
em tempo real estão disponibilizados
 O Gilette Stadium (EUA), que sedia os jogos do New England Patriots (NFL) e do New England Revolution (MLS), busca ir ainda mais além. Recentemente este estádio foi considerado pela organização que representa os deficientes físicos daquele país, como um dos mais preparados para recebe-los, já que além de contar com toda estrutura considerada ideal ele também disponibiliza toda uma equipe de profissionais treinados para servir da melhor forma os torcedores que forem até lá. Esse sem dúvida é o grande diferencial deste local, pois com esse suporte os clientes podem desfrutar de todos os serviços oferecidos a qualquer pessoa, desde uma visita à loja oficial da equipe, até ir a uma lanchonete sem depender da caridade de terceiros.

O vídeo abaixo, mesmo estando em inglês, é capaz de transmitir um pouco a ideia de como um torcedor com deficiência física pode se sentir parte integrante do show a partir de adaptações inteligentes e eficazes no estádio.  Essa é uma lição que precisamos incluir em nossos estádios nos próximos anos... 


*Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: