28/04/2010

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA


Depois de mais um tumulto envolvendo a venda de ingressos, o Ministério Público do Rio de Janeiro entregou ontem aos clubes cariocas, a SUDERJ - Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro; FFERJ – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e as empresas BWA e IngressoMais, a minuta de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, que tem como objetivo melhorar a venda de ingressos e o acesso dos torcedores ao estádio.
Tenho a honra de ter trabalhado como consultor na confecção desse TAC,  creio que se todas as medidas forem adotadas, não veremos mais confusões e tumultos nas vendas de ingressos bem como na entrada dos estádios do Rio de Janeiro.
Seguindo normas internacionais, o TAC é muito detalhista, com preocupações que vão desde todo o processo de venda, número de roletas por setor, tipo e informações que devem constar no ingresso, sinalização, número máximo de ingressos por guichês, número de pontos de venda, organização da entrada, etc...
Vale destacar alguns pontos:
  • Deverá existir um ponto de venda no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
  • Os pontos de venda deverão funcionar 8 horas por dia, obrigatoriamente fechando às 20h.
  • A cada 250 ingressos disponibilizados para a venda por dia, deverá haver um novo guichê, ou seja, se em determinado ponto forem disponibilizados 2500 ingressos para serem vendidos por dia, deverão existir 10 guichês atuando de forma independente.
  • Obrigatoriedade de venda de ingressos pela internet e telefone, sem a cobrança de taxas abusivas, podendo o torcedor escolher em receber o ingresso em casa ou retirar em qualquer ponto de venda.
  • O sistema de informática não poderá parar de funcionar por mais de 15 minutos por dia, individual e coletivamente considerados. 
  • As roletas deverão ser capaz de possibilitar a entrada de no mínimo 660 pessoas por hora, cada setor deve ter o número proporcional de roletas.
  • Todas as roletas deverão possuir sistema informatizado que permitam a apuração,  em tempo real,  da quantidade de pessoas que já entraram.
  • Todas as roletas e sistemas de informática deverão ser testados 24 horas antes dos jogos.
  • Os estádios deverão possuir acessos e roletas para que sejam capazes de completar a sua lotação em 1 hora, com tranquilidade.
  • Em cada setor do estádio deverá haver entradas exclusivas e essas entradas deverão ser fechadas assim que completarem a sua lotação.
  • O entorno do estádio deverá ser muito bem sinalizado, com mapas informando as entradas e as bilheterias.
Certamente o TAC será benéfico para todos. Os torcedores, finalmente, poderão comprar com tranquilidade  seus ingressos, sejam eles pela internet, telefone ou bilheterias sem filas.
Os acessos às entradas nos estádios serão muito mais tranquilos e seguros, evitando tumultos e grandes filas. 
Os clubes oferecerão um serviço de qualidade muito superior o que atrairá, seguramente, mais público aos jogos e consequentemente mais renda. 
As empresas responsáveis pela venda de ingressos, poderão fazer operações com custos muito mais baixos (internet e telefone) e seus nomes deixarão de estampar as manchetes a cada nova confusão.
Se todos entenderem desta forma, quem saí ganhando é o futebol carioca.
Fiquem a vontade para tirarem as suas dúvidas.


foto - globoesporte.com

Comente com o Facebook: