12/01/2010

SEGURANÇA EM JOGO

A SUDERJ anunciou novas medidas para os jogos no estádio do Maracanã. Proibição da venda de ingressos nos dias dos jogos, criação de uma zona de isolamento ao redor do estádio (já falei sobre esse tema aqui no blog: http://estadiosearenas.blogspot.com/2009/12/descaso-hexagerado.html ) e a principal delas, a venda de ingressos para setores específicos dentro do estádio, não sendo mais permitida a circulação dos torcedores de um setor para o outro.

As medidas podem parecer polemicas e certamente não agradarão a todos, mas do ponto de vista da segurança do torcedor, elas são uma tremenda bola dentro e mostram que finalmente tem alguma cabeça pensando na segurança do público, dentro da SUDERJ.

A setorização das arquibancadas vai prevenir um dos principais problemas do Maracanã, a superlotação de uma determinada área da arquibancada. Para quem não frequenta o estádio, vou tentar contextualizar a situação. Hoje os ingressos são separados da seguinte forma, cadeiras no primeiro nível e arquibancadas e cadeiras especias no segundo (em alguns poucos jogos é separado também o setor de cadeiras brancas). Como o ingresso não é especifico e nem tem lugar marcado, o torcedor tem a tendência de se aglomerar junto as torcidas organizadas. Essa aglomeração gera uma superlotação em determinadas áreas.

Para quem entende um mínimo de segurança em estádios, sabe que a superlotação é um problema gravíssimo. Os torcedores ficam em pé nas cadeiras, escadas, vomitórios, etc. Alem de ser muito desconfortável, esse fato e extremamente perigoso, pois na ocorrência de qualquer tumulto ou falha estrutural, toda as áreas de escape e circulação estarão obstruídas e certamente o empurra empurra generalizado causará muitas vitimas de esmagamento e pisoteamento.

Outro fator preocupante para os frequentadores é em relação à evacuação do estádio. Desde que foram instalados os camarotes no alto das arquibancadas e consequentemente foram fechadas as grandes rampas de acesso e evacuação, o torcedor sabe quão difícil e sacrificante é sair do Maracanã ao final dos jogos. Agora coloquem isso em uma situação de pânico, onde é necessário uma rápida evacuação. Certamente também haverão muitas vítimas. 

Vítimas fatais de pisoteamento devido a super lotação e falta de organização em estádios infelizmente são muito comuns. A última grande tragédia dessa natureza ocorreu em um jogo, das eliminatórias da Copa do Mundo, entre Costa do Marfin e Malaui, em março de 2009, 19 pessoas morreram e 130 ficaram feridas.

Agora é torcer para que as medidas sejam realmente adotadas antes que ocorra uma grande tragédia no estádio.

Comente com o Facebook: