Como conquistar novos torcedores longe do seu território? Quem sabe responder essa pergunta como ninguém é o Manchester United, a começar pelo fato de que a diretoria do time inglês encara que eles não têm torcedores e sim consumidores, sejam estes de perto ou de longe do seu território.
Em recente viagem a Hong Kong pude constatar a força dessa marca global que o Manchester conseguiu criar. Em todas as lojas de esporte do país pode se encontrar camisas e artigos do clube, também é muito comum ver pessoas andando com a camisa do time pelas ruas. Consegui assistir até uma autêntica pelada entre Manchester United e seleção da Espanha, válido por algum campeonato amador local.
Claro que o sucesso do clube inglês na região não é serviço do acaso, tudo é fruto de uma excelente estratégia de marketing, planejamento e muito trabalho do United em conjunto com a própria liga inglesa, a Premier League, que têm diversos canais de TV na região.
Para conquistar e fidelizar "consumidores" o Manchester United conta com um Restaurante temático no centro de Hong Kong, decorado com fotos e videos que contam a história do clube. No local, fãs de futebol podem beber cerveja, saborear pratos temáticos com nomes de personagens do clube inglês e comprar os mais variados produtos oficiais com a marca do United.
Sabendo que muito desses consumidores nunca irão a um jogo no estádio Old Trafford, no Restaurante é criado uma atmosfera quase que de um jogo ao vivo nos dias de transmissão dos embates do Manchester. O nível de preocupação com os detalhes é tanta que para não peder nenhum minuto dos jogos até nos mictórios estão insladados telas de TV.
Desta forma o Manchester United vai fortalecendo a sua marca no país e fatura milhões todos os anos com a venda de produtos e um mercado muito populoso e com um poder aquisitivo elevado.
Em recente viagem a Hong Kong pude constatar a força dessa marca global que o Manchester conseguiu criar. Em todas as lojas de esporte do país pode se encontrar camisas e artigos do clube, também é muito comum ver pessoas andando com a camisa do time pelas ruas. Consegui assistir até uma autêntica pelada entre Manchester United e seleção da Espanha, válido por algum campeonato amador local.
Claro que o sucesso do clube inglês na região não é serviço do acaso, tudo é fruto de uma excelente estratégia de marketing, planejamento e muito trabalho do United em conjunto com a própria liga inglesa, a Premier League, que têm diversos canais de TV na região.
Para conquistar e fidelizar "consumidores" o Manchester United conta com um Restaurante temático no centro de Hong Kong, decorado com fotos e videos que contam a história do clube. No local, fãs de futebol podem beber cerveja, saborear pratos temáticos com nomes de personagens do clube inglês e comprar os mais variados produtos oficiais com a marca do United.
Sabendo que muito desses consumidores nunca irão a um jogo no estádio Old Trafford, no Restaurante é criado uma atmosfera quase que de um jogo ao vivo nos dias de transmissão dos embates do Manchester. O nível de preocupação com os detalhes é tanta que para não peder nenhum minuto dos jogos até nos mictórios estão insladados telas de TV.
Desta forma o Manchester United vai fortalecendo a sua marca no país e fatura milhões todos os anos com a venda de produtos e um mercado muito populoso e com um poder aquisitivo elevado.
Pelada no centro de Hong Kong, entre "Manchester United" e "Espanha".
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