Antes de construir seu estádio, o clube contratou uma pesquisa perguntando à população local sobre o interesse da iniciativa na região onde ele foi erguido. A resposta foi assustadora, em sua grande maioria os moradores eram contra, porém a mesma pesquisa apontou que a os habitantes tinham interesse em ver construída na área salas de cinema, supermercados e escolas.
Com base nesta pesquisa foi
elaborado um projeto atendendo aos interesses dos moradores e assim foi
construído em centro de entretenimento e cidadania contendo a arena, casa do FC
Groningen, com capacidade para 22.329 lugares, uma escola, salas de cinema,
supermercado, cassino e academia de ginástica. Aliado ao projeto foi criado uma
estação ferroviária temporária em 2007, que foi substituída pela definitiva em
2010, a 200 metros do estádio, a Groningen Europapark, além do sistema
rodoviário que foi ampliado com a circulação de novas linhas de ônibus.
A população inicialmente
contra a construção, hoje em dia comparece em grande numero a todos os jogos do
clube e está muito satisfeita, pois seus interesses iniciais foram atendidos
pelo projeto. Além disso, ganharam um novo centro de lazer, entretenimento e cultura,
ainda foram contemplados com novas alternativas de transporte público, antes
inexistentes na região. Cabe ressaltar que o clube tem participação nos lucros
de todos os empreendimentos construídos no complexo, tornando-se desta maneira
não só uma casa para mandar suas partidas, mas sim uma grande fonte de renda.
O segredo deste sucesso é
muito simples, o clube escutou sua maior fonte de renda, seus torcedores, e
desenvolveu um projeto voltado para os interesses dos mesmos. Se os clubes
brasileiros adotassem este método, com certeza os resultados seriam
excepcionais.
*Por Mário Bini
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