05/04/2013

FUTEBOL COMO FERRAMENTA SOLIDÁRIA

O Ministro Alexandre Padilha irá anunciar
a campanha de doação de sangue em estádios
Na manhã desta sexta-feira (05 de abril) o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, irá anunciar em evento no Museu do Futebol em São Paulo uma parceria do Governo Federal com os principais clubes de futebol do país.

A parceria visa estimular o aumento do número de doadores de sangue no país através da paixão do brasileiro pelos seus times de coração. Um calendário será apresentado, onde cada equipe terá datas para que seus torcedores se apresentem para representar sua equipe predileta. Já se sabe que a iniciativa terá início com a torcida do Corinthians, já nas primeiras rodadas do campeonato brasileiro. 

De acordo com o Ministro, quando as datas das equipes coincidirem com as partidas dos mesmos, unidades móveis de coleta de sangue serão instaladas nos estádios para que os torcedores se unam em prol dessa iniciativa, que visa aumentar os estoques dos hemocentros dos estados e aproximar os clubes de futebol de ações solidárias. 
Campanhas como a do Vitória em 2012 serviram de exemplo

A campanha se baseia em experiências vitoriosas como a criada pelo Vitória (BA). Em 2012 o time baiano, tradicionalmente rubro-negro, inovou e entrou em campo com seu uniforme com listras pretas e brancas. Conforme o número de doadores fosse crescendo os torcedores “recebiam seu tradicional uniforme de volta” com a cor vermelha fazendo parte dele. O resultado da campanha foi tão positivo, que a expectativa inicial, que era de aumentar o volume de doações em aproximadamente em 25%, foi facilmente batida, tendo chegado a um aumento de 46%, o que representou aproximadamente mais 160 bolsas de sangue nos centros de coleta. 

O Ministério da Saúde acredita que essa iniciativa poderá ser a primeira de diversas ações que envolvam os clubes de futebol. De acordo com o Ministro Alexandre Padilha, a paixão que os torcedores carregam, fazem com que as ações ganhem ainda mais força e consequentemente as instituições também passam a se beneficiar por estarem associadas às iniciativas solidárias.

Vamos torcer para que os estádios também se tornem referências de ações enriquecedoras como essa. 

* Por Rodrigo Calvoso

O Ministério da Saúde pretende unificar
as ações isoladas em uma grande campanha nacional

Comente com o Facebook: