15/04/2013

SAMPDORIA NA LUTA POR NOVO ESTÁDIO


A Sampdoria sonha em poder ter um novo estádio em breve. Para isso segue tratando do assunto junto às autoridades da cidade italiana de Gênova  Na última sexta-feira o clube divulgou nota em seu site oficial informando que teve um encontro com membros do Fórum de Promoção da Cidade, que contou inclusive com a participação do vice-prefeito genovês Stephen Bernini, quando a entidade apresentou o projeto para aquisição do terreno onde hoje está situado a Palasport Indoor Arena e o Centro de Convenções Fiera Exhibition Centre, para a construção deste novo estádio.

De acordo com a ideia dos representantes do clube, o local é o ponto ideal para o empreendimento, que teria capacidade para 30 mil torcedores sentados. Além disso, uma pequena arena multiuso, que poderá comportar eventos de até 2.500 pessoas, será erguida ao lado do novo estádio.

Hoje a Sampdoria divide com o Genoa a gestão
do Estádio Luigi Ferraris, inaugurado em 1911 
Os desafios para que o projeto saia do papel não são poucos. Além da área fazer parte de um complexo náutico, é de conhecimento público que o clube não possui recursos suficientes para a aquisição do terreno, o que por si só já obrigaria a entidade a fechar parceria com algum grupo de investidor, o que até o momento não apareceu, ou com o próprio governo local, o que não é bem visto entre os moradores da região.

Como se não bastassem todos esses desafios, o projeto deverá sofrer uma forte resistência por parte daqueles que alegam que o novo estádio representará um forte impacto ambiental no local e representará uma descaracterização arquitetônica da região.

Por outro lado, o clube alega que o projeto trará benefícios econômicos para a área, pois além do estádio, também pretende incluir neste projeto, que custará aproximadamente € 200 milhões, a construção de um novo centro de convenções e um Shopping Center, com cerca de 1.000 vagas de estacionamento.

Estádio Luigi Ferraris, atual casa da Sampdoria
O estádio também seria um dos mais bonitos do país, já que seria anexo a uma marina, que poderia ser uma importante atração e via de escoamento de público durante os eventos ali realizados.

Hoje a Sampdoria manda seus jogos no antigo estádio Luigi Ferraris, que foi inaugurado em 1911, o qual divide a gestão com o Genoa, seu maior rival na região. Ontem (14 de abril) os dois times entraram mais uma vez em campo e o resultado final foi de 1x1, onde ninguém teve muito o que comemorar no Luigi Ferraris. Melhor para a Sampdoria, que com esse placar conseguiu afastar o fantasma do rebaixamento. Veremos se em breve eles terão uma nova casa para enfim celebrar pra valer.  

*Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: