07/05/2013

RIO GANHARÁ NOVO ESTÁDIO

O estádio passará a contar com 15.000 lugares

A Associação Atlética Portuguesa (RJ) apresentou na noite de ontem o projeto de ampliação do seu estádio Luso Brasileiro, situado na Ilha do Governador.

No evento os arquitetos mostraram a preocupação de tornar o estádio em uma obra “verde”, onde a água da chuva será reaproveitada e parte da geração de energia será produzida através da captação de energia solar.

Além da ampliação da arena dos atuais 3.500 lugares para 15.000 assentos, o projeto prevê a criação de um hotel, um restaurante panorâmico e um centro de convenções que, de acordo com os responsáveis pelo projeto, atenderão a demanda oriunda do aeroporto internacional e toda a região da Baixada Fluminense.

Segundo a apresentação, a obra será totalmente custeada pelo setor privado, que terá como contrapartida a cessão do direito de uso e administração do hotel, que contará com cerca de 370 quartos, e do centro de convenções para 600 pessoas.

A arena também terá hotel e um centro de convenções 
O anúncio desta empreitada chega em um momento que a cidade do Rio de Janeiro passa por uma grave crise no setor, já que o Engenhão encontra-se interditado, São Januário não suporta receber jogos de duas grandes torcidas e o Maracanã, que ainda não foi inaugurado oficialmente para o público em geral, ainda não tem uma definição clara a respeito de sua administração e valores para utilização. Por isso, todos os representantes do clube estão bastante otimistas com relação ao sucesso do empreendimento.

- Nossa cidade e a Ilha do Governador precisam de empreendimentos dessa magnitude. Tenho certeza que a revitalização do Estádio Luso Brasileiro atenderá toda a demanda reprimida nessa região e servirá de opção para os clubes cariocas, que hoje precisam buscar campos alternativos para jogar. – destacou o presidente do clube, João Rego, que também confirmou que a previsão de conclusão do projeto é de 36 meses e o prazo de captação de recursos é de 6 meses.

Essa não será a primeira vez que o estádio da Portuguesa Carioca será ampliado. Em 2005, quando o Maracanã passou pela reforma do Pan Americano, foi criada ali a Arena Petrobras, que sediou os jogos de Flamengo e Botafogo durante o campeonato brasileiro. Nesta ocasião, mesmo com uma estrutura provisória, a arena se tornou um dos estádios que teve as melhores médias de público do país. Em 2011 tentou-se criar um projeto semelhante ao apresentado agora, porém devido a divergências internas do clube, ele não saiu do papel. Resta torcer para que os cariocas tenham mais uma boa opção de estádio, como já destacamos anteriormente

*Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: