18/11/2009

ADAPTAR É PRECISO


Recentemente o Botafogo anunciou o novo plano de gestão de negócio e publicidade do Estádio Olímpico João Havelange. Uma parceria entre a Pepira Empreendimentos e o empresário, do ramo de mídia e entretenimento, Luiz Calainho, promete tornar o estádio lucrativo.


Para dar uma nova identidade e atrair patrocinadores, o estádio popularmente conhecido como Engenhão, ganhou um pomposo nome de Stadium Rio.


O projeto da parceira é levar atrações para dentro do estádio, com a criação de restaurantes panorâmicos, um centro de convivência, uma universidade, shows e 8 lanchontes fast foods.


A parceria também promete um forte investimento em atrações musicais. Segundo os responsáveis, o primeiro grande nome em negociação é de Paul MacCartney.


Mas existe um grande problema que deve ser superado. O moderno estádio, apesar de bonito não foi pensado para ser multifuncional e lucrativo. Existem alguns equívocos na sua concepção que requerem adaptações.

Vou dar um exemplo: da maneira como o estádio foi construído, sem adaptações ao que existe hoje, não é possível realizar shows com a presença de público perto do palco, no campo, simplesmente porque a rampas de acesso ao gramado são muito estreitas e não comportam grande circulação de público.


Outros grandes obstáculos são os acessos de caminhões com equipamentos ao gramado. Como o estádio não foi pensado para receber shows, os portões de acesso ao gramado são muito baixos e não permitem que os caminhões de equipamentos entrem para montar o palco e o sistema de sonorização e ilumição. O problema é ainda pior, porque por cima desses portões de acesso passam vigas estruturais, assim os seus alargamentos só poderão ser feito através de escavações, que devem ser muito trabalhosas e caras.


Isso quer dizer que o moderno estádio que custou mais de R$ 300 milhões para ser construído, ainda requer muito investimento para se adaptar a conceitos que qualquer novo estádio de grande porte no mundo possui. Muito dinheiro poderia ter sido economizado se um profissional do ramo tivesse sido contratado, na fase de planejamento do estádio, já para pensar sobre esses conceitos.


Mas apesar de tudo, a decisão da diretoria do Botafogo em tornar o estádio atrativo e lucrativo é digna de parabenização.




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