09/11/2009

COMIDAS E BEBIDAS


A foto que ilustra o post foi tirada no último domingo (08/11/09) dentro do Maracanã no jogo Fluminense x Palmeiras. Para começar vou contextualizar. O torcedor da foto comprou um sanduíche natural em um dos bares do estádio. O atendente do bar lhe entregou o sanduíche devidamente embalado e uma faca pontiaguda para facilitar a abertura da embalagem. Imaginem essa faca na mão de um torcedor mal intencionado dentro de um estádio de futebol?
Mas o importante não é a questão da faca e sim que o fato elucida a má qualidade dos serviços de bares e restaurantes (denominado em inglês pela palavra catering) nos estádios do país. O torcedor brasileiro tem que enfrentar uma verdadeira batalha em certos casos. Péssimo atendimento e qualidade, tumulto, falta de organização, altos preços e a pouquíssima variedade de produtos, são características comuns ao serviço de catering da maioria dos estádios do Brasil. É certo que esses serviços são terceirizados, mas os gestores dos estádios poderiam tomar um cuidado maior antes de assinar um contrato com seus parceiros.
Em estádios e arenas onde o torcedor é verdadeiramente respeitado, o catering é peça fundamental no bom andamento dos eventos.  Existem diversos tipos de restaurantes, quiosques, lanchonetes, bares, ambulantes, buffets e fast foods.  Em determinados setores são vendidos produtos diferenciados, em outros existem até restaurantes 5 estrelas,  tudo pelo bem estar do torcedor.
Em alguns estádios e arenas a preocupação com o chamado catering é tão grande que apesar de ser um serviço terceirizado, o treinamento de atendimento ao cliente é dado pelo próprio estádio, que ainda possui equipes responsáveis por fiscalizar a qualidade do atendimento, e dos produtos vendidos.
Essa preocupação está corretíssima, afinal de contas se você for mal atendido ou comprar um produto de má qualidade, o ônus recairá sobre o estádio e não sobre o serviço de catering
Certamente se o serviço de catering, no Brasil, tivesse uma qualidade superior, haveria uma variedade maior de produtos e não teriam tumultos, todos sairiam ganhando. O torcedor poderia comprar mais, com melhor qualidade e variedade, a empresa de catering que venderia mais produtos aumentaria o seu faturamento e o próprio estádio tornaria a jornada do torcedor uma experiência muito mais agradável. 



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