11/05/2010

A CULPA É DA CULTURA?

Tragédia de Heysel - 39 torcedores morreram após confronto entre as torcidas da Juventus e Liverpool. A torcida do time inglês foi responsabilizada pelas mortes.

Nada me irrita mais do que colocar culpa na cultura do povo brasileiro para justificar a bagunça dos nossos estádios. Já ouvi de pessoas muito importantes do nosso futebol essa desculpa ridícula. Um dirigente de um grande clube chegou a me dizer que o torcedor brasileiro só vai ao estádio para brigar. 
Se a cultura é a desculpa, então vamos falar do país onde foram registrados os maiores números de brigas, homicídios e tragédias decorrentes de conflitos entre “torcedores” adversários. A Inglaterra.
Conhecido pelo nome de hooligans, os brigões ingleses foram responsáveis por grandes tragédias dentro de estádios de futebol. Heysel, Bradford e Hillsboroug são exemplos trágicos de como a falta de treinamento, segurança e organização podem tirar vidas.
Mas lá, na terra da rainha, os responsáveis pela a gestão do futebol não colocaram a culpa na cultura do povo e resolveram virar o jogo. Cansados de tantas confusões e mortes, os ingleses criaram o relatório Taylor no final dos anos 80, quando, após mais uma tragédia, 96 pessoas morrerem no estádio de Hillsboroug.
O relatório Taylor fez diversas recomendações relativas a segurança nos estádios de futebol. Foi o responsável por recomendar que, em todos os estádios ingleses houvessem apenas lugares sentados. Preocupações com as roletas, ingressos, barreiras, acessos, áreas de circulação, sala de controle e muitos outros itens de segurança, também constaram do relatório.
Muita coisa evoluiu após isso. Outros conceitos de entretenimento, conforto e segurança também foram adotados pelos estádios ingleses. As áreas corporativas e de hospitalidade  são hoje muito bem exploradas pelos clubes, os estádios são setorizados, com diferentes faixas de preços, policiais mal treinados foram substituídos por seguranças particulares especializados, a preocupação com o bem estar dos torcedores é enorme, hoje pode-se encontrar verdadeiras lojas, lanchonetes e restaurantes em quase todos estádios, o acesso aos estádios é muito mais fácil via transporte público, etc., etc., etc.
Ir a um jogo de futebol na Inglaterra deixou de ser uma aventura de extremo risco e passou a ser um programa seguro, confortável e inesquecível para toda a família. Com isso o torcedor de bem voltou a frequentar os estádios e os clubes viram as suas receitas oriundas das praças esportivas multiplicarem exponencialmente e se tornarem fundamentais para a boa saúde financeira deles. A cultura mudou e todo mundo saiu ganhando.
Um dos princípios dessa transformação partiu de mudança de tratamento ao torcedor. Trate-o como animal e animalizado que ele ficará, trate-o com conforto e segurança e você terá não um torcedor, mais um consumidor fiel.
Desafio a todos os estádios do país a mudarem o tratamento ao torcedor e a oferecer a estes serviços de muito melhor qualidade, para verem como terão muito menos confusões, muito menos conflitos e receitas absurdamente crescentes.
Todas essas mudanças dão muito trabalho e são muito mais difíceis de serem aplicadas do que ficar colocando a culpa na cultura do povo. Para finalizar gostaria apenas de lembrar que o povo brasileiro também tinha a cultura de dirigir sem o cinto de segurança, de fumar em locais fechados, de beber e dirigir, de não reclamar seus direitos de consumidor, ....
Acredito que já passou a hora para pararmos de colocar culpa em algo e começarmos a nossa transformação, mesmo que tardia.

Comente com o Facebook: