06/05/2010

ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS


Dizem que o Brasil não tem memória.  Apesar de não querer acreditar nisso, às vezes me dou por vencido. Por exemplo, vocês sabem qual o foi o primeiro estádio de futebol, de grande porte, do país?
Pois foi o estádio Manuel Schwartz, popularmente conhecido como Estádio das Laranjeiras, pertencente ao Fluminense Football Club. A história desse espaço se confunde com a própria história do futebol brasileiro.
Com certeza, muitos não imaginam que um lugar tão conhecido e popular, seja tão  maravilhosamente rico de histórias e de tradições. Mesmo antes de existirem as grandes arquibancadas, a seleção brasileira fez o seu primeiro jogo e o primeiro gol da sua história no gramado das Laranjeiras, venceu o Exeter City, da Inglaterra, por 2 x 0.
A primeira conquista do seleção também ocorreu no estádio das Laranjeiras, em 1919, quando o Brasil sagrou-se campeão do Sul-americano. O segundo título ocorreu em 1922, no mesmo palco, com o bi-campeonato Sul-americano.
O Estádio foi construído para receber 18.000 pessoas, por ocasião do Campeonato Sul-americano de 1919. Em 1922 passou por uma reforma e ganhou um anel superior nas arquibancadas, aumentando assim a sua capacidade para 25.000 pessoas. No ano de 1961 parte da área do estádio foi desapropriada para a ampliação da Rua Pinheiro Machado.
É uma pena que um lugar que poderia ser chamado de a maternidade do futebol brasileiro, esteja em estado de degradação e que um terreno maravilhoso seja tão pouco usado por um clube que sofre com grandes dívidas.
Por conhecer bem o local, seu terreno e suas cercanias, acredito que qualquer projeto de reforma do estádio das Laranjeiras, visando que o mesmo volte a receber jogos de futebol masculino profissional seja quase impossível de ser colocado em prática. Todos os modernos conceitos de conforto, segurança, comodidade, entretenimento, etc., não são possíveis de serem aplicados em um espaço tão apertado e rodeado de prédios e de  residências.
Conhecendo de perto as dificuldades financeiras do clube, espero, sinceramente, que a próxima administração do clube transforme a área em um espaço rentável e que preserve toda a história do local em um belo museu.








fotos - flumania.com.br

Comente com o Facebook: