20/05/2010

TELA MÁGICA


Certa vez fui assistir a um jogo de futebol na Alemanha, na cidade de Colônia, quando no intervalo percebo que nos gigantes talões do RheinEnergie Stadion uma garotinha dava uma entrevista animada que arrancava sorrisos dos rostos de todos os presentes no estádio. Pensei em se tratar de alguma celebridade infantil da TV local, mas para meu espanto a garotinha em questão era entrevistada, ao vivo, a pouco mais de 100 metros de distancia do meu assento e não se tratava de nenhuma celebridade, era sim mais um “anônimo” dando uma entrevista para TV do estádio.
Após a singela garotinha, muitos outros foram entrevistados no intervalo do jogo. Não eram celebridades mas todos faziam parte da programação do telão, que além das entrevistas, contava também com replay dos melhores momentos, recados de amor, mensagens para aniversariantes, jogos de perguntas, estatísticas do jogo, vídeos amadores enviados por torcedores, entrevistas com jogadores e até um torcedor todo uniformizado ensinando receita de um  bolo típico da região.
Toda a programação era intercalada por comerciais dos mais diversos produtos e serviços, que seguramente pagavam grandes quantias para anunciarem em um estádio lotado de fãs, no seu momento máximo de paixão.
Os telões são ferramentas fundamentais na estratégia de entretenimento dos estádios e arenas ao redor do mundo. Cada vez mais se busca a criação de conteúdo exclusivo, já existem diversas empresas especializadas na criação desse tipo de conteúdo, jogos da NBA por exemplo, são recheados de animações e estatísticas, em tempo real, nos telões.
Está se tornando habitual no Brasil, depararmos com telões de alta definição em estádios e ginásios, mas, infelizmente, o conteúdo ainda é muito pobre. Nossos gestores ainda não perceberam o poder de entretenimento e lucratividade que essa ferramenta possui, para se ter uma noção do quanto estamos atrasados no tema, chega-se ao cúmulo de existir uma portaria estadual que proíbe a veiculação de comercias nos telões do estádio do Maracanã, desta forma o clube fica alijado de uma grande fonte de receitas.
Torço para que esse panorama mude e que tenhamos muito mais conteúdo nos telões, do que simplesmente as imagens dos jogos e as escalações das equipes.

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