13/05/2010

QUEM É O INIMIGO?


A política de segregação é comum em jogos de futebol. A principal medida de segurança da polícia é baseada no princípio de que torcedores rivais devem, ao máximo, evitar o contato uns com os outros.
Para tal objetivo muita das vezes é montada toda uma estratégia de guerra. Os ônibus de torcedores visitantes ficam retidos na estrada e passam por uma rigorosa revista, é feito uma escolta policial dos ônibus até a porta do estádio,  os torcedores são escoltados pelas ruas até estarem dentro do estádio, as ruas são fechadas para evitar o contato com os torcedores visitantes, a torcida visitante somente é liberada para entrar no estádio quando a partida já começou. 
Dentro do estádio normalmente a torcida visitante fica em lugar isolado por grades ou barreiras de policiais, locais esses que oferecem uma péssima qualidade de acentos, banheiros, visibilidade, lanchonetes e conforto. Ao final do jogo os torcedores são retidos, às vezes, até por mais de uma hora enquanto o estádio é esvaziado e toda a operação de  escolta é novamente montada até que se chegue a um local seguro.
Essa operação extremamente cara e trabalhosa serve somente para manchar cada vez mais a imagem do futebol e evitar conflitos, mas não eliminá-los. A política de separação aumenta ainda mais a rivalidade e o ódio entre torcedores de clubes diferentes, passa a sensação clara de que são inimigos e por isso devem estar separados e tratados como um grupo distinto.
Essa política embora pareça ser a única solução para conter a euforia dos torcedores e manter a paz nos estádios, apenas controla os sintomas da violência mas não os elimina. Esse sintomas, provavelmente, são até intensificados devido a toda essa segregação.
É comum vermos nos setores das cadeiras brancas e das cadeiras azuis do Maracanã duas torcidas coexistindo pacificamente sentadas lado a lado no mesmo setor, sem relatos de confusões. Nos esportes como o volei, o basquete, o futsal e outros  as duas torcidas também dividem os mesmos espaços e também não se tem registro de grandes problemas. O futebol é o único esporte onde a segregação é adotada como medida principal de segurança e como podemos ver não vem dando muito certo, na medida que o ódio entre torcidas só cresce e está cada vez maior.
Será que não chegou a hora de começarmos a rever esse conceito? Será que se todos fossem bem tratados e respeitados, não seria muito melhor? 

Comente com o Facebook: