Com a proximidade da Copa do
Mundo Fifa 2014, e a construção das novas Arenas multiuso, finalmente os clubes
brasileiros estão abrindo o olho para o mercado do futebol, começando a
perceber que seu obsoleto esquema de obtenção de receitas está ultrapassado, e,
estão perdendo muito dinheiro concentrando sua obtenção de lucro somente em
patrocínios, venda de atletas, cotas de TV e bilheterias. Dentre as “novas”
modalidades iremos abordar neste post a internacionalização da marca!
Para tornar sua marca
mundialmente conhecida e admirada, fator preponderante para arrecadação de
qualquer clube de futebol, são necessários diversos requisitos, que vão da
contratação de astros do futebol a reformulação do calendário do futebol brasileiro, elencarei todas as
mudanças que entendo necessárias para tornar clubes como Flamengo e Corinthians
em potencias mundiais como Real Madri e Barcelona:
Seedorf expôs a marca do Botafogo em todo o mundo |
1) Contratação de craques – Este
item devido ao crescimento econômico brasileiro
já ocorre, diferentes de anos anteriores já temos jogadores de alto
nível atuando por aqui, como Neymar, Seedorf, Deco e Fred.
2) Reformulação do calendário – O
torcedor que irá consumir futebol brasileiro, precisa acompanha-lo, para isso,
precisamos adequar nosso calendário ao Europeu, possibilitando realização de
pré-temporada e amistosos no mercado em que se tenha interesse, para permitir o
contato do clube com a população. O Real Madri por exemplo após a contratação
de David Beckham, foi para a China e se tornou um fenômeno de vendas, criando
um legião de fãs.
3) Transmissão de TV – Por que
não realizar 2 jogos por rodada de manhã permitindo que o público mundial
assista ao vivo, prática comum na Europa, e, de muito sucesso. Além disso ainda
temos o benefício do aumento da venda de direito de transmissões para fora do
Brasil.
4) Ações de aproximação –
Despertar na população o interesse pelo clube através de ações e eventos que
demonstrem o interesse do clube em agrada-los. O Milan por exemplo realiza com
muito sucesso o seu Camp no Brasil, que vem a ser uma colônia de Férias
temática para crianças e jovens, principal alvo de todos, pois tem uma vida
inteira para consumir produtos. O PSG lançou recentemente seu site em
português, outra bela iniciativa.
5) Distribuição – De nada adianta
dar conhecimento e causar admiração no mundo, não tendo pontos de distribuição
de produtos, tente achar produtos dos principais clubes brasileiros na Europa,
Ásia e Estados Unidos e você perceberá
que quase não existem.
Promovendo essas mudanças já
teremos uma alteração significativa no processo de internacionalização, porém,
um alerta que se faz necessário, o objetivo a ser alcançado é tornar-se o
segundo time de cada torcedor do Real Madri, Barcelona, Inter de Milão, Bayern
e ao redor do mundo.
* Por Mario Bini
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