19/03/2013

EM BUSCA DO MUNDO


Com a proximidade da Copa do Mundo Fifa 2014, e a construção das novas Arenas multiuso, finalmente os clubes brasileiros estão abrindo o olho para o mercado do futebol, começando a perceber que seu obsoleto esquema de obtenção de receitas está ultrapassado, e, estão perdendo muito dinheiro concentrando sua obtenção de lucro somente em patrocínios, venda de atletas, cotas de TV e bilheterias. Dentre as “novas” modalidades iremos abordar neste post a internacionalização da marca!

Para tornar sua marca mundialmente conhecida e admirada, fator preponderante para arrecadação de qualquer clube de futebol, são necessários diversos requisitos, que vão da contratação de astros do futebol a reformulação do calendário  do futebol brasileiro, elencarei todas as mudanças que entendo necessárias para tornar clubes como Flamengo e Corinthians em potencias mundiais como Real Madri e Barcelona:

Seedorf expôs a marca do Botafogo em todo o  mundo
1) Contratação de craques – Este item devido ao crescimento econômico brasileiro  já ocorre, diferentes de anos anteriores já temos jogadores de alto nível atuando por aqui, como Neymar, Seedorf, Deco e Fred. 

2) Reformulação do calendário – O torcedor que irá consumir futebol brasileiro, precisa acompanha-lo, para isso, precisamos adequar nosso calendário ao Europeu, possibilitando realização de pré-temporada e amistosos no mercado em que se tenha interesse, para permitir o contato do clube com a população. O Real Madri por exemplo após a contratação de David Beckham, foi para a China e se tornou um fenômeno de vendas, criando um legião de fãs.

3) Transmissão de TV – Por que não realizar 2 jogos por rodada de manhã permitindo que o público mundial assista ao vivo, prática comum na Europa, e, de muito sucesso. Além disso ainda temos o benefício do aumento da venda de direito de transmissões para fora do Brasil.

4) Ações de aproximação – Despertar na população o interesse pelo clube através de ações e eventos que demonstrem o interesse do clube em agrada-los. O Milan por exemplo realiza com muito sucesso o seu Camp no Brasil, que vem a ser uma colônia de Férias temática para crianças e jovens, principal alvo de todos, pois tem uma vida inteira para consumir produtos. O PSG lançou recentemente seu site em português, outra bela iniciativa. 

5) Distribuição – De nada adianta dar conhecimento e causar admiração no mundo, não tendo pontos de distribuição de produtos, tente achar produtos dos principais clubes brasileiros na Europa, Ásia e Estados Unidos  e você perceberá que quase não existem.

Promovendo essas mudanças já teremos uma alteração significativa no processo de internacionalização, porém, um alerta que se faz necessário, o objetivo a ser alcançado é tornar-se o segundo time de cada torcedor do Real Madri, Barcelona, Inter de Milão, Bayern e ao redor do mundo. 

* Por Mario Bini

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