28/03/2013

PEQUENOS GRANDES ESTÁDIOS

Com o incidente no Engenhão, o  Estádio da Cidadania
 será o principal estádio do Campeonato Carioca
O recente incidente envolvendo o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, acabou obrigando que os principais jogos do campeonato estadual fossem transferidos para a cidade de Volta Redonda. Essa mudança confirma a necessidade, que há muito tempo toda a equipe da Estádios e Arenas vem defendendo, ou seja, mesmo os estádios de médio e pequeno porte necessitam estar preparados para eventualidades  como essa e passem a ser opções viáveis para a realização de eventos.

Não é a primeira vez que importantes jogos precisam sair das principais praças esportivas do país. Recentemente, o Fluminense conquistou de forma antecipada o campeonato nacional na cidade de Presidente Prudente por exemplo, devido a uma punição ao Palmeiras. Situações como essas evidenciam a
Presidente Prudente foi palco da
conquista do Fluminense em 2012
necessidade de que esses estádios também precisam se modernizar, obviamente dentro de suas limitações, para atender não apenas os clubes de menor investimento, mas também os grandes clubes em situações emergenciais, como a que passa o Rio de Janeiro atualmente.

Na ausência do Engenhão e do Maracanã e devido à complicações técnicas em São Januário, que  de acordo com laudo da Polícia Militar, não oferece condições de segurança para receber clássicos, a cidade não conta com nenhuma arena preparada para receber partidas que envolvam duas grandes torcidas.


Em 2005 a Arena Petrobras foi uma boa solução,
que poderia ser opção nos dias de hoje
 A solução para este problema seria a revitalização de estádios hoje tidos como obsoletos. Podemos citar como exemplo a Arena Petrobras, criada provisoriamente para atender a ausência do Maracanã, em 2005, onde tradicionalmente está situado o estádio Luso Brasileiro, que pertence à Portuguesa Carioca, na Ilha do Governador. Caso este projeto fosse reeditado de forma definitiva, hoje os torcedores cariocas certamente teriam a possibilidade de assistir partidas em um estádio de médio porte, porém com todo o conforto e segurança necessária. É bem verdade que não é simples tocar um projeto de construção (ou revitalização) de um estádio. Inclusive esta arena definitiva no Estádio Luso Brasileiro só não foi à frente devido à divergências políticas no clube que o administra.

De qualquer forma fica o questionamento no ar. Será que os pequenos estádios do país não poderiam também se modernizar para que se tornem excelentes opções para jogos de menor porte, realização de eventos culturais ou até mesmo centros de treinamentos, gerando retorno financeiro e esportivo?  

* Por Rodrigo Calvoso


Comente com o Facebook: