19/03/2010

A ROLETA FICOU RUSSA


A Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro,  responsável pela a administração do Maracanã, deu um ultimato definitivo aos clubes Flamengo, Fluminense e Vasco, para que a estes se entendam com a empresa BWA, que hoje é encarregada pela confecção, venda e controle de entradas desses clubes, para esta parar, imediatamente, de operar no estádio do Maracanã.
A gota d`água para tal atitude, foi o fato ocorrido no último final de semana, no jogo entre Flamengo e Vasco. Das 103 roletas existente para entrada do público, apenas 15 funcionaram (5 do lado do Vasco e 10 do lado do Flamengo). O público presente no estádio foi de 37.104  pessoas e houve grandes tumultos na entrada. Imaginem o que teria acontecido se não tivesse chovido no domingo e tivessem comparecidos mais de 60.000 torcedores no estádio?
Depois de muitas promessas não cumpridas e confusões geradas pelo péssimo serviço da empresa, a Secretaria que não aguenta mais, bateu o pé. As próximas partidas pelo campeonato estadual do Rio já foram transferidas para outras praças. As finas do estadual e o restante da Copa Libertadores e Copa do Brasil correm um grande risco de serem disputados no Estádio Olímpico João Havelange ou no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Os torcedores a princípio podem até não estar gostando dessa atitude, mas pela primeira vez vemos que no Maracanã tem alguém que se preocupa com o torcedor. A atitude drástica teve que ser tomada, porque os clubes, que são os verdadeiros responsáveis por toda esta situação, pois  possuem contratos assinados com a BWA, sempre empurram os assuntos com a barriga e se isentam de qualquer culpa. Nunca tomaram nenhuma providência e ignoraram, solenemente, a qualidade dos serviços prestados aos seus torcedores.
Não é de hoje que vemos tumultos nas vendas de ingressos, reclamações com relação aos pontos de venda e sobre a comercialização via internet, isso sem falar nas constantes confusões e filas quilométricas nas entradas do estádio, devido ao mau funcionamento das roletas (falei sobre a confusão na entrada do jogo Flamengo e Grêmio no post DESCASO "HEXAGERADO").
Quando esses tumultos ocorrem, a culpa sempre recai sobre o estádio, mesmo quando esse não é o responsável direto. Na Europa, tive a oportunidade de conversar com gestores de grandes estádios e estes me informaram que prestam treinamentos constantes até para os funcionários das empresas tercerizadas. Afinal de contas, a preocupação com a jornada do torcedor é fundamental para que a experiência de ir a um evento esportivo seja inesquecível nas suas vidas.
Espero que dessa vez a Secretaria não volte a atrás e se mantenha firme na sua posição, pelo bem do torcedor. Mas uma vez é de se lamentar que tal atitude não veio dos clubes, que, a cada dia que passa, dão mais provas de que não se importam, nem um pouco, com seus torcedores.

Comente com o Facebook: