No último post falei sobre a importância da criatividade de “pensar fora caixa” para uma boa gestão de um equipamento esportivo, mas uma ação criativa também pode ser muito importante para toda uma modalidade. Um grande exemplo disso podemos tirar do vôlei brasileiro.
O ano de 1983 pode ser considerado um dos mais importantes para o sucesso do vôlei nacional. Nós tínhamos uma ótima seleção, medalha de prata no campeonato mundial de 1982, mas quem dominava o cenário mundial era a equipe de União Soviética. Foi então que entrou em prática uma ideia que para muitos parecia ser maluca, enfrentar a melhor seleção do mundo no templo do futebol, o Maracanã.
O evento chamou atenção do grande público e das redes de tv. Cerca de 96.000 pessoas pagaram ingressos para o jogo, que foi transmitido ao vivo pela Rede Record, ABC dos Estados Unidos e BBC da Inglaterra.
A chuva daquela noite no Rio de Janeiro foi um desafio maior para os jogadores de Brasil e URSS que ajudaram a enxugar a quadra. O estádio sem teto era o cenário perfeito para o jogador Bernad aplicar o seu saque “Jornada Nas Estrelas”, a bola subia mais de 25 metros levando a multidão ao delírio. Após 4 sets muito disputados prevaleceu o estilo de jogo do Brasil que venceu o poderoso esquadrão vermelho por 3 sets a 1, no jogo com o maior público do vôlei mundial até os dias de hoje.
Sem dúvidas esse evento foi um divisor de águas para a popularização da modalidade no país. Eventos criativos poderão também popularizar outras modalidades nesses tempos de olimpíadas no Brasil.
* Por Romulo Macedo
Comente com o Facebook: