19/12/2012

ARENAS COMPARTILHADAS


Cada vez mais a administração compartilhada tem sido usada nas arenas multiuso e um belo exemplo vem de Toronto, no Canadá.  O Air Canada Centre, casa dos Raptors, que disputam a liga americana de basquete (NBA), Toronto Rock Lacrosse Team e dos Marlies, time de hockey no gelo, paixão nacional de “11 em cada 10 canadenses”.

Inaugurada há cerca de 10 anos, a arena habitualmente recebe prêmios da indústria especializada por contar com uma administração competente, que durante este período já sediou mais de 2.000 eventos esportivos ou não.

A área premium desta arena é um caso a parte. Com restaurantes sofisticados, variadas opções de cardápio, áreas exclusivas e suítes, que são a grande sensação da arena, que tanto podem atender pessoas físicas ou jurídicas. Por serem estruturas voltadas para momentos de lazer e entretenimento, podem sediar rodadas de negócios, por exemplo, trazendo como pano de fundo um belo espetáculo esportivo, prática muito habitual no exterior e que tem tudo para acontecer aqui no Brasil com a chegada de novos equipamentos.

Apesar de se tratar de uma excelente instalação, assim como teremos no Brasil, precisamos estar atentos a exemplos de eficiência econômica como esse para não transformarmos nossas novas e modernas arenas nos malfadados “elefantes brancos”. Neste contexto faz-se necessário uma bela apreciação do modelo canadense, que agrega 3 esportes e diversos eventos culturais em seu espaço, garantido assim casa cheia em diversas datas por ano e oferecendo um serviço impecável.

Abaixo um vídeo da eficiente transformação que a arena atravessa toda semana, para abrigar os jogos das 3 modalidades sem afetar o desempenho dos atletas.

*Por Mario Bini

Comente com o Facebook: