14/12/2012

JÓIA DE TAIWAN

Iluminação proveniente de energia solar

Fugindo um pouco do eixo Europa/USA, predominantes em nossos posts, até porque o desenvolvimento do cenário esportivo mundial concentra-se nessas praças, chegou a hora de apresentarmos o World Games Stadium, localizado em Taiwan.

Eleito em 2010 pela revista SportsPro como o estádio mais importante do mundo, lembrando que os critérios adotados para eleição foram design, história, localização, acesso, infraestrutura, sustentabilidade, geração de receitas, tecnologia e originalidade.

O grande campeão contou com uma arma poderosíssima nesta eleição e que devido as condições mundiais cada vez será mais necessário, 80% de sua energia é fornecida pelos 8.844 painéis solares espalhados em sua estrutura, que geram cerca de 75% da energia necessária em dias de eventos, e quando o estádio está inativo seus painéis são responsáveis por gerar 80% da energia do entorno.

Desenhado pelo arquiteto japonês Toyo Ito, tem capacidade para 55.000 pessoas é utilizado principalmente para atletismo, rugby e futebol, garantido desta maneira uma melhor eficiência econômica.

Uma importante observação a se fazer é que seu custo foi de apenas US$ 150 milhões, bem diferente da nossa realidade.




Abaixo fotos e vídeos deste lindo estádio

* Por Mario Bini

Comente com o Facebook: