21/12/2012

FESTA EM BELO HORIZONTE! O MINEIRÃO ESTÁ DE VOLTA


Hoje o país ganhará o segundo estádio que será utilizado na Copa do Mundo de 2014. Após a inauguração do Castelão, no Ceará, chegou a vez de Belo Horizonte matar as saudades do seu mais importante palco esportivo, o Mineirão.

Nova área VIP do Mineirão
Fechado há dois anos e meio, o estádio Governador Magalhães Pinto está totalmente remodelado e é apontado como um dos melhores projetos apresentados para a principal competição organizada pela Fifa. A partir de agora o público que for assistir a uma partida de futebol por lá terá a sua disposição 63.936 lugares no setor de arquibancada, sendo 24.694 assentos no anel inferior e 39.242 assentos no anel superior. Além disso, a arena contará com 98 camarotes e uma atraente área vip, que possibilitarão os seus frequentadores a utilizarem o espaço lounge, elevadores privativos, estacionamentos setorizados, banheiros exclusivos, serviços de buffet e ar condicionado. 

O gramado foi rebaixado 3,4 metros
 O usuário que estava habituado a frequentar o estádio irá notar que o gramado foi rebaixado. Após a conclusão da obra o campo de jogo ficou 3,4 metros mais profundo, o que possibilitará uma visão adequada de qualquer setor do Mineirão. Outra novidade para o torcedor será a cobertura translúcida de PTFE, uma membrana que protege o cliente mas que não atrapalha a insolação do gramado, o que muitas vezes é gera campos de baixa qualidade. Já o antigo anel externo, que foi preservado por ser patrimônio tombado, passará a contar com 6.000 placas de captação de energia solar, que seriam suficientes para abastecer cerca de 1.200 residências. Porém não apenas os torcedores perceberão a melhorias no estádio. Quem estiver presente a trabalho também será beneficiado. O setor destinado à imprensa, por exemplo, contará com área destinada a zonas mistas, salas de entrevistas coletivas planejadas e um setor exclusivo aos jornalistas que contará com 2.867 lugares e aproximadamente 1.000 mesas de trabalho com conexão para internet e pontos de energia. Os atletas, principais estrelas do estádio, também serão beneficiados, já que os vestiários contarão com banheiras de hidromassagem, armários exclusivos e ampla área de aquecimento. Os árbitros também contarão com toda essa estrutura e até os mascotes poderão a partir da reinauguração ter a disposição um local destinado a eles.

Área comercial contará com 25 lojas
 O consórcio responsável pela obra do novo Mineirão afirma que o local poderá receber qualquer evento esportivo e de entretenimento, o que a qualifica a instalação de Arena Multiuso.  Ainda de acordo com a direção, todo o complexo também está adaptado para receber clientes com deficiência física, que terão ao seu dispor 52 vagas exclusivas de estacionamento. Nesta primeira etapa os visitantes contarão com 25 lojas que funcionarão como um mini shopping, que tem a previsão de expansão para outras 27 na segunda etapa. Este setor servirá de estímulo às visitações fora dos dias de jogos, assim como o museu, que contará a história do estádio e dos ídolos que por ali passaram.


Dados da obra: 
- Custo: R$ 695 bilhões
- Capacidade total: 64.500 lugares
- Projeto Executivo: BCMF Arquitetos
- Contrato: PPP (concessão por 27 anos)
- Construtoras: Construcap, Egesa e Hap

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: