11/11/2009

APAGÃO


O apagão que afetou quase todo o Brasil (10/11/09),  me fez lembrar uma conversa que tive recentemente com um amigo suíço que trabalhou na organização da Euro 2008.

Andreas me contava, entusiasmado, do sucesso da competição, das reformas dos estádios, das melhorias dos sistemas de transporte, etc. Mas ele me lembrou que na Euro 2008 nem tudo foram flores. O grande destaque negativo do evento também foi um apagão.

Tudo acontecia normalmente na partida semi-final entre Alemanha e Turquia, no estádio de Basel na Suiça, quando um raio caiu sobre o Centro Internacional de Transmissão (IBC abreviação em inglês), localizado em Viena na Austria. O efeito do raio foi devastador, muitas televisões do mundo inteiro perderam momentos cruciais do jogo. Algumas emissoras não conseguiram transmitir nenhum dos 3 gols da partida.

A informação oficial dada pela organização do evento, foi de que o Centro de Transmissão era alimentado pela energia elétrica da cidade de Viena. Com a queda do raio a cidade ficou sem luz e o sistema de geradores do Centro de Transmissão foi acionado. Esse processo demorou 1 milésimo de segundo, tempo suficiente para que toda a Sala de Controle Principal do IBC desligasse e começasse o pesadelo das emissoras de TV do mundo inteiro.

Apesar das perdas, todas as emissoras do mundo aceitaram os pedidos de desculpas da organização do evento. Será que essas emissoras teriam a mesma fidalguia se o fato tivesse ocorrido aqui no Brasil ?

Comente com o Facebook: