01/02/2016

É POSSIVEL TORNAR OS ESTADUAIS ATRATIVOS?


E os Estaduais começaram, jogos pouco atrativos com público que não ultrapassam os 10.000 pagantes, e se arrastam pelos próximos meses até chegar as disputas de mata-mata, neste momento sim a temporada começa pra valer, até lá? Podemos dizer que é uma pré temporada deficitária! Mas já que eles estão aí seria interessante torna-los um pouco atrativo para o público.

Não sou contra os Estaduais, sou contra o formato de disputa atual, mas também não vou me alongar no assunto, já que ele foi tema de outra coluna: http://estadiosearenas.blogspot.com.br/2016/01/o-futebol-brasileiro-precisa-mudar.html

Fato é que nos próximos 3 meses teremos poucos jogos no País com público superior a 10.000 pagantes, o que resultará em prejuízos aos clubes, e alguma coisa precisa ser feita para mudar este cenário.

Uma sugestão que poderia ser testada este ano ainda, criar uma operação de matchday em parceria com o comércio local que ofereça ao público a possibilidade de se divertir durante todo o dia, como funcionária?

A grande maioria dos jogos são disputados em estádios com péssima infraestrutura em cidades do interior, regiões metropolitanas e/ou áreas que normalmente carecem de opções de lazer, desta forma, transformar o dia do jogo em um dia de diversão possivelmente aumentaria o interesse da população, tornando o ingresso do jogo em um passaporte para diversão, sendo o pré requisito para ter acesso as opções de entretenimento.

Restaurantes, supermercados, academias, escolas, lojas de qualquer natureza, todos são potenciais parceiros, basta botar a cabeça pra pensar, podem ser desenvolvidas atividades lúdicas voltadas para as crianças, oficinas de aprendizado, gincanas envolvendo pais e filhos, ações com foco em bem estar e saúde, competições esportivas e etc.

O universo é amplo e deve ser trabalhado cuidadosamente com cada parceiro, para que a atividade desenvolvida tenha sinergia com o seu ramo de atuação para criar vínculo entre os envolvidos. Percebam que um investimento modesto e muita criatividade podem transformar a percepção do público em relação a evento, afinal você não pagaria R$ 30,00/40,00 para assistir Vasco x Friburguense, Grêmio x Veranópolis, São Paulo x Mirassol e voltar para casa, mas pagaria esse mesmo valor para um domingo de lazer com sua família, onde iriam se divertir desde o almoço até o fim do dia, e no meio disso tudo ainda tem o futebol.

Esse tipo de iniciativa certamente iria alavancar as vendas de ingressos, criar novas receitas, novas opções de entretenimento, e abrir espaço para novos mecanismos de relacionamento entre clubes, patrocinadores/parceiros e torcedores. Com criatividade dá para tornar esse início de ano menos deficitário e um pouco mais interessante, mas se isso venha acontecer que não sirva de desculpa para manter o atual modelo que é a receita perfeita para o fracasso!

Por Mario Bini

Comente com o Facebook: