16/02/2016

SUPER BOWL, MAIS QUE UM MEGA EVENTO, UM MEGA CONCEITO!


O ponto chave de sucesso que o Super Bowl atingiu ao longo dessas 50 edições é a visão norte americana de encarar o esporte como entretenimento e o torcedor como consumidor, seguindo esta filosofia tudo é cuidadosamente planejado para proporcionar aos espectadores uma experiência inesquecível desde o momento em que ele decide ir a um evento esportivo.

Este conceito introduzido e difundido ao longo dos anos acabou por impactar positivamente na indústria do esporte resultando na construção e reforma de vários estádios para se adaptarem a esta nova realidade, sendo exemplo claro disso a escolha do moderníssimo Levi´s Stadium como casa do mega espetáculo na sua 50ª edição. Inaugurado em 17 julho de 2014 esse colosso da arquitetura esportiva foi totalmente projetado visando adequação a este conceito, cabe destaque o acordo de Naming Right fechado com a marca que dará nome ao estádio por 11 anos em troca de 220 milhões de dólares.

Inaugurada a um custo de 1,3 bilhões de dólares a arena possui 1200 antenas de wifi que proporcionam a cada um dos 75.000 espectadores uma internet de qualidade para que eles possam publicar, compartilhar e postar a vontade antes mesmo de sua chegada, já que este moderno sistema permite acesso até uma distância de 1,5 Km do estádio. Ainda no tocante a conectividade o app oficial do estádio oferece uma experiência ímpar, sendo um caso que merece menção a parte já que neste ambiente o torcedor pode comprar tickets, estacionamento, lanche, obter informações sobre o trânsito, compartilhar conteúdo e acessar estatísticas, tudo isso em tempo real.

No quesito segurança um sistema inovador de vídeo-vigilância é responsável por compartilhar em tempo real com a polícia local tudo que acontece no interior e nos arredores, através de câmeras, feed de transporte e conectividade com redes sociais.
Não bastasse todo esse aparato, ainda temos as ações implementadas para o Super Bowl que vem sendo planejadas pelo comitê organizador desta edição a aproximadamente 3 anos numa operação semelhante a Copa do Mundo e Olimpíadas. Pela primeira vez na história este comitê foi patrocinado por 3 gigantes da tecnologia que além do investimento entregarão também seu core business como parte do patrocínio, desta a forma a Google criou o app oficial do evento o Road to the 50 que disponibilizou features de informações relevantes para quem esteve na região, como locais de alimentação, condições de trânsito, opções de transporte e um serviço de ônibus dentro de São Francisco para facilitar a mobilidade. O Uber será o transporte oficial do evento, e seus veículos além de significativos descontos também terão acessos a áreas exclusivas, a Apple por suas vez terá conteúdo premium on the demand na Apple Tv após o evento.

Como se não bastasse todas as interações mencionadas acima, quem não pôde desembolsar a significativa quantia de aproximadamente de 5 mil dólares para assistir a este espetáculo não ficou de fora da “brincadeira”, na semana que antecedeu o evento foram criados o Super Bowl City e o NFL Experience ambientes onde por tickets com valores bem mais em conta, algo em torno de 25 dólares os visitantes teriam acesso à shows, exposições e festas relacionadas ao Futebol Americano e o Super Bowl, para finalizar ainda foram disponibilizados óculos de realidade virtual onde os torcedores teriam projeções como se fossem os próprios ídolos entrando em campo para disputar uma partida decisiva!

Atualmente este mega evento é adorado pelo público e consequentemente pelo mercado publicitário que pagou cerca de 5 milhões de dólares por 30 segundos de exposição durante o intervalo, além disso grandes empresas de tecnologia estão desenvolvendo novas formas de relacionamento no mercado publicitário, pagando caro para oferecer seus serviços como parte oficial do evento, casos de Apple, Google e Uber que já foi inclusive tema de outra coluna por sua abordagem no mercado esportivo (http://estadiosearenas.blogspot.com.br/2016/02/uber-sucesso-no-marketing-esportivo.html), e quem acha que para por aqui é só aguardar o ano que vem, pois certamente novas ações, parcerias e muita interatividade serão disponibilizadas, sendo cada vez mais presente a tecnologia como mecanismo de alta relevância nesses mega eventos.

Podemos concluir que o conceito norte americano de transformar o esporte em entretenimento e tratar o torcedor como consumidor criou um “monstro”, exemplo a ser seguido em todo mundo, analisando toda a operação do Super Bowl é nítido que foi realizado um trabalho ano após ano ao longo das 50 edições para melhorar a experiência em relação à edição anterior, muito planejamento envolvido e inúmeras experiências com as mais variadas percepções são disponibilizadas atualmente. A NFL soube construir o objeto de desejo da maioria dos Norte Americanos e expandiu isso para todo o mundo.

Por Mario Bini

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