O Aplicativo Uber realmente tem uma proposta diferenciada, o serviço de motoristas que causou grande polêmica ao desembarcar no Brasil e foi recebido literalmente com pedras na mão pelos taxistas, chegou ao universo do marketing esportivo com força e mais uma vez está inovando, seria muito bom que patrocinadores e patrocinados prestassem atenção nas ações implementadas, perfeitas a meu ver.
Com o objetivo de oferecer uma experiência personalizada ao transportar as pessoas que necessitam se locomover diariamente nas grandes cidades, o Uber aposta no próprio serviço para aumen|tar sua visibilidade se inserindo no universo do marketing esportivo através de ativações que oferecem exatamente seu core business, uma experiência inesquecível.
Fãs do Chelsea em diversas cidades do mundo receberam no último dia 22 as novas camisas oficiais 5 dias antes do lançamento, transporte gratuito de torcedores que possuam ingresso para o Super Bowl 50, serviço oficial de transporte do Parc Olympique Lyonnais (nova casa do Lyon) integrado ao app oficial do estádio com acesso a área exclusivas de embarque e desembarque, e torcedor do Cruzeiro recebendo o novo reforço Sánchez Miño no aeroporto num veículo da empresa, são alguma das ações implementadas pela empresa nos últimos meses.
Ao invés de investir alguns milhões e estampar sua marca na camisa de um grande clube, e ser mais um patrocinador do esporte, a empresa fez uma aposta interessante valorizando justamente o que vende, uma experiência diferenciada para deslocamentos.
Cada vez mais clubes, estádios, eventos e até mesmo patrocinadores são obrigados a oferecer novos serviços, experiências e ativações a um público cada vez mais exigente, desta forma o Uber fez o caminho inverso e associa sua marca ao esporte como parceiro destes players que buscam estreitar essa relação com o público, ou seja a empresa se posicionou como garantidora de ações que priorizam o relacionamento.
Além do investimento diferenciado para estar presente no esporte, esta nova modalidade de “patrocínio” permite as empresas participar de momentos únicos na vida dos torcedores, sem sofrer rejeição de rivais por estar associada exclusivamente a determinada agremiação por exemplo. Neste novo conceito o que se oferece é exatamente o serviço prestado, no caso pelo Uber como objeto desejo e disputa.
O patrocínio tradicional nunca deixará de existir, mas novos públicos e novos hábitos demandam criatividade e novas formas de se relacionar, o Uber enxergou isso muito rápido e está aproveitando muito bem a oportunidade, quem será o próximo?
Por Mario Bini
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