02/11/2012

NOVIDADE NA TERRA DOS VIKINGS




Recentemente o Brasil enfrentou a equipe da Suécia no lendário estádio Rasunda, palco da final da copa de 1958, que foi disputada exatamente entre essas duas equipes. Como foi bastante comentado por aqui na época, o motivo desse amistoso é que o cenário do primeiro título mundial verde e amarelo será demolido, o que realmente irá acontecer muito em breve.

Por outro lado, a cidade de Estocolmo acaba de receber a Friends Arena, o primeiro grande estádio sueco considerado de alto padrão, voltado prioritariamente para o futebol. De acordo com os gestores, a arena é capaz de receber um concerto musical e pouco tempo depois já estar totalmente adaptada para sediar uma partida de hockey no gelo, por exemplo. A abertura oficial do moderno estádio aconteceu na última semana, porém a bola ainda não rolou por lá. A cerimônia oficial de inauguração contou com um evento que reuniu nomes do universo musical daquele país, como os grupos Roxette e The Hives.

 Para eventos esportivos a capacidade total da Arena é de 53 mil torcedores, porém o segundo nível pode ser adaptado de acordo com as necessidades do evento e as necessidades da hospitalidade. Devido as constantes nevascas que acontecem na região da Escandinávia o teto retrátil não poderia ser deixado de lado e na Friends Arena ele pode abrir ou fechar totalmente em 20 minutos.

Outra curiosidade diz respeito ao naming right do estádio, que a princípio se chamaria Swedbank Arena. A opção pela mudança se deu como estratégia de marketing do banco, que decidiu ingressar em uma campanha contra o assédio moral contra as crianças e essa ação ajudou, e muito, na conquista da simpatia dos moradores da região.

A partir de 2013 o estádio passa a ser a casa oficial do AIK e da seleção sueca, que através da federação nacional, é uma das investidoras do empreendimento. O mais interessante é que além da Arena, que fica situada em uma área do subúrbio da cidade, a região ganhou todo um planejamento de desenvolvimento para os próximos anos. Diversos hotéis, um grande centro comercial e vários condomínios residenciais já estão em fase final de construção. A primeira partida de futebol acontecerá em duas semanas e será entre as seleções da Suécia e da Inglaterra. Além desse jogo, em fevereiro os “Vikings” receberão o time argentino de Messi e cia para mais um amistoso. 

Confira o vídeo realizado pouco antes da inauguração onde os produtores fizeram um "tour de 360º"  no local. 

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: