Com a profissionalização cada vez maior nos esportes e a
necessidade de aumentar o rendimento dos estádios, a procura por espaços
publicitários torna-se uma necessidade ainda mais importante no dia a dia
desses locais.
![]() |
| Ação criativa na Alemanha |
A criatividade, como de costume, ganha destaque e sempre
surpreende positivamente quando empregada de forma inteligente e integrada ao
evento que ali acontece. Um dos exemplos clássicos desse assunto foi utilizado
na Alemanha, quando a empresa Pattex pretendia divulgar uma cola vendida como
super potente. A mesma foi aplicada no espaço publicitário e conforme a partida
ia acontecendo, as bolas chutadas para fora acabavam ficando grudadas sob a
marca do patrocinador.
Porém foi-se o tempo onde as placas estáticas eram as
grandes opções para a divulgação nos estádios. Atualmente as arenas podem
exibir telões de led, testeiras eletrônicas, monitores internos, entre outras
variadas oportunidades que podem render bons frutos para quem investe.
| Erro de digitação compromete a ação |
Também é verdade que toda essa nova estrutura gera
responsabilidade de quem gerencia essas ferramentas, pois uma ação equivocada
pode gerar inconveniente tanto para o cliente que vai à arena assistir ao
evento como ao próprio patrocinador. Um exemplo de publicidade mal gerida
aconteceu na Inglaterra, quando devido a um erro de digitação do programador, o
endereço do site a ser divulgado apareceu de forma equivocada e certamente o
retorno do investimento naquele espaço foi comprometido.
| Devido a presença de peça publicitária o torcedor não enxerga a linha de fundo do campo |
O posicionamento das placas também deve receber atenção
redobrada por parte daqueles que trabalham nesses projetos. É muito comum que os
clientes instalados nas primeiras fileiras tenham a visão do campo comprometida
devido a presença dessas peças. No Estádio Peter Mokaba, na África do Sul, graças
a esse equívoco, algumas fileiras de cadeiras tiveram que ser interditadas, já
que era praticamente impossível assistir as partidas daqueles locais. Será que
valeu a pena para essa arena receber o valor dessa propriedade, tendo em vista
que centenas de visitantes deixaram de comparecer ao estádio? Certamente não,
pois além de deixar de ganhar com a venda desses ingressos, a imagem
institucional da praça esportiva pode ter sido atingida pela medida.
| Cadeiras interditadas por terem a visão prejudicada pelas placas publicitárias |
Gerar receitas oriundas de ações publicitárias é
fundamental, porém a estratégia para que a mesma dê retorno positivo é tão
importante quanto a colocação da ideia em prática.
* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: