30/01/2013

A CASA DO SUPER BOWL



New Orleans já vive o clima do Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que nesta 47ª edição reunirá as equipes do San Francisco 49ers e Baltimore Ravens, que decidirão o título de campeão da NFL.

O Superdome serviu de abrigo
aos atingidos pelo furacão Katrina em 2005
A Mercedes-Benz Superdome será o palco desta partida, que deverá reunir cerca de 73 mil torcedores acompanhando o evento ao vivo. A arena é considerada um dos locais mais queridos da região, pois atendeu diversos moradores durante a passagem do furacão Katrina em 2005. Após a tragédia, o estádio recebeu um investimento de cerca de U$336 milhões e foi reaberto no ano seguinte, sendo considerado atualmente um dos melhores equipamentos esportivos do país.

A fachada da arena, que possui uma curvatura que a caracteriza de forma peculiar, é feita em alumínio e conta com aproximadamente 26 mil lâmpadas de LED, que de acordo com os gestores, são capazes de reproduzir qualquer cor do arco íris, transformando o local em um mega painel. Já no seu interior os clientes encontram mais de 3 mil assentos “prime” no nível inferior, 150 camarotes de luxo e 4 “Club Rooms”, que são espaços corporativos de alto padrão.

Um dos Club Rooms da Mercedes-Benz Superdome
O evento mobilizou toda New Orleans e a estrutura para o evento chama a atenção de quem planeja assistir o jogo. Mesmo aqueles que não estiverem com pacotes de viagem especiais poderão contar com o suporte de voluntários que farão a recepção dos visitantes já na área interna do aeroporto. Além disso, linhas de ônibus especiais estarão disponíveis para que o trânsito não seja prejudicado com o aumento do número de pessoas na área.

Crianças participam da NFL Experience
Quem não tiver a oportunidade de assistir a partida no estádio, mas estiver na cidade, poderá sentir o clima do Super Bowl bem de perto.  Diversos eventos paralelos estão planejados nos dias que antecedem a grande atração, entre eles o “Game Day Fan Plaza”, que será uma região destinada aos patrocinadores oficiais do evento, que poderão ali desenvolver atividades interativas com os fãs do futebol americano e o “NFL Experience”, que reunirá grandes nomes do esporte em um grande parque temático, onde qualquer pessoa poderá participar de clínicas ministradas por ex-atletas e partidas amistosas. 

Esta edição do Super Bowl também apresenta preocupações ambientais e já é considerada a final “mais verde de todos os tempos”. Todas as sedes do evento, incluindo a arena, os hotéis das delegações e o centro de convenções se comprometeram a fazer compras de crédito para reposição de carbono produzido durante o evento. Todo o material utilizado durante o jogo que utilizar papel, plástico ou alumínio será encaminhado para a reciclagem, assim como diversos suvenires e sacolas serão desenvolvidos em materiais reaproveitados e contarão com o selo do “The Green Project and Repurpose Nola”, conceituado órgão de gestão ambiental dos Estados Unidos. Além disso, o comitê anfitrião firmou parceira com Second Harvest Food Bank para que toda a comida que não seja utilizada na ocasião seja revertida para entidades sem fins lucrativos. Outra novidade será o serviço de valet para os torcedores que forem ao evento de bicicleta. Toda a estrutura será montada e se espera que uma grande quantidade de torcedores utilizem este meio de transporte, que também será oferecido gratuitamente no Boulevard SB, onde acontece o "Super Bowl Experience”.

Os torcedores terão a disposição mais de 3.000 assentos prime
 A mobilização em torno deste evento é tão grande que especialistas brasileiros em segurança que integram o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 foram convidados pelo governo norte americano para acompanhar o esquema da estrutura montada para que possam, já durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, adaptar essa situação para a realidade brasileira.

Essas são algumas das diversas explicações do sucesso deste super evento, que paralisa toda uma nação, mesmo que sua equipe não esteja envolvida na partida.  

*Por Rodrigo Calvoso


Comente com o Facebook: