15/01/2013

A SOCIALIZAÇÃO DAS REDES DOS CLUBES BRASILEIROS



Uma arma extremamente utilizada atualmente em todos os setores, seja ele industrial, comercial, hoteleiro, lazer ou de entretenimento, e ainda muito pouco aproveitada pelos clubes brasileiros, são as mídias sociais.
Neste universo globalizado em que vivemos, as mídias sociais são um dos mais indicados veículos de comunicação, pois permite um contato direto com seu público consumidor, já que muitos deles navegam por estes canais diversas vezes ao dia, o que amplia muito o poder de alcance desta ferramenta para divulgação e fidelização do público.

Olhando por este prisma percebemos que os clubes brasileiros fazem muito pouco uso deste canal para se relacionar com seus torcedores. Observando o estudo realizado pela Pluri Consultoria em julho/2012, observamos que o clube com maior número de “likes” no Facebook é o Corinthians, com 2.695.048, cerca de 10,7% de sua torcida, seguido do Flamengo com 2.480.395, 8,5% de sua torcida. Mesmo considerando o cenário nacional de acesso à internet, esse índice é muito pequeno se observarmos a realidade europeia, no qual o Real Madri conta com cerca de 34.800.000 seguidores. 

Reverter este cenário é possível, porém requer muito trabalho para gigantes deste porte com mais de 30 milhões de torcedores.  Para que essa projeção se torne realidade é necessário que se promova uma campanha de divulgação em massa para atrair o interesse dos clientes para estes novos espaços. Mas como fazer isto? Atualizações constantes, divulgação de campanhas promocionais, criação de mecanismos interativos para os fãs, são importante ferramentas para que se tenha conteúdo próprio e não seja uma cópia do site institucional do clube, o que muitas vezes ocorre atualmente. Outras ações que podem ser realizadas são neste ambiente são divulgação de promoções, eventos do clube e de seus patrocinadores, além de ativações de marca. Mas principalmente, e que hoje no nosso país praticamente não existe, é criação de iniciativas que saiam do mundo virtual e possibilitem a participação dos seguidores em campanhas publicitárias ou de fidelização. Ações de guerrilha, tão exploradas pelas empresas, possuem um vasto campo a ser explorado pelos times, já que possuem os clientes mais fies do planeta. 

O desenvolvimento de um conteúdo que proporcione lazer e vantagens ao torcedor certamente irá alavancar esta “nova moda” e consequentemente os clubes terão um eficiente meio de comunicação a sua disposição com um custo bem inferior aos tradicionais veículos de divulgação.

Olho aberto para as mídias sociais, pois seu efeito pode ampliar e muito os horizontes dos clubes de futebol!!!

*Por Mario Bini

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