Muito atuante no mercado esportivo mundial através das diversas
empresas de seu grupo, a PepsiCo, fechou um dos maiores contratos de patrocínio
esportivo, e, como não poderia deixar de ser de ser, também já programou
diversas ativações para alavancar seu patrocínio de 2,3 bilhões de dólares a
NFL.
Isso mesmo, o valor não está errado, são 2,3 bilhões de
dólares por um acordo de 10 anos que se iniciou em 2012 e permitiu a inclusão das
marcas: Tropicana e Quaker Oats, isso sem contar nas já veteranas Pepsi,
Gatorade e Frito Lay.
Importante destacar que antes de fechar o patrocínio, foi feita
uma pesquisa pela empresa e nesta foi detectado que a NFL conta com a maior
base de fãs mulheres dentre todas as ligas, razão pela qual se inseriram as
novas marcas no acordo, pois são basicamente produtos destinados à família.
Além disso, a marca inundou o mercado americano com 23 mil displays
no início da temporada, e, como além da liga o grupo empresarial é parceiro de
22 dos 32 times da liga, estão sendo desenvolvidas campanhas regionais para
cada parceiro, pois segundo a mesma pesquisa, o consumidor adquire mais
produtos quando a marca está associada a NFL.
Como se já não bastassem a ações descritas acima, a empresa
ainda participa do Superbowl halftime show (tema de outro post anterior), e tem
o programa Pepsi NFL Anthems, no qual astros da música como Ice Cube e Kid Rock,
cantam musicas homenageando seus times de coração.
Este exemplo nos mostra uma visão muito interessante onde não
basta injetar uma verdadeira fortuna no esporte como muitas empresas fazem. É necessário
saber em qual público você quer chegar, saber o que seu público quer receber e
como ele deseja consumir, para aí sim desenvolver uma campanha que terá um
alcance maior.
Abaixo vídeos de alguns pontos altos da campanha:
*por Mario Bini
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