Bom dia Pessoal,
Esse novo espaço é direcionado aos apaixonados não somente por futebol, mas pelo mercado que se criou em torno do esporte que atualmente abrange diversos segmentos da indústria, comercio, marketing, entretenimento e negócios em geral.
Todos, independente de profissão ou formação, estão convidados a participar de um debate saudável sobre os mais variados temas que cercam o dia a dia deste grande negócio chamado futebol. Não precisa ser profissional da bola para participar aqui, lógico que eles também são bem vindos e certamente abrilhantarão o debate, então é isso pessoal, vamos parar de bla bla blá, e vamos ao que interessa!!!
Se é para começar, vamos pelo início PRÉ TEMPORADA!
Finalmente os clubes brasileiros entenderam que dá para aproveitar o ano desde a reapresentação (06/01), não sendo necessário esperar o início dos estaduais para isso.
Enquanto marcas mundiais como Real Madri, Manchester United e Barcelona há algum tempo aproveitam este período para lucrar alto desfilando seus Astros ao redor do planeta, em centros em desenvolvimento como China, USA, somente nos últimos 2 anos os clubes brasileiros resolveram seguir pelo mesmo caminho.
Em 2016 podemos citar como exemplos de aproveitamento deste período Atlético MG, Corinthians, Fluminense e a dupla GreNal.
Os três primeiros, somados a metade vermelha do Rio Grande do Sul disputam a Florida Cup na terra do Mickey, torneio amistoso ao lado de grandes como Shakhtar, Leverkusen e Schalke 04, iniciativa extremamente positiva pois terão a oportunidade de treinar em excepcionais instalações, além de realizar um primeiro contato com o público norte americano, cada vez mais encantado com o soccer.
Certamente esses 3 clubes estão apostando na internacionalização da marca, e este primeiro passo é fantástico, agora não adianta ir lá tirar fotos com o Mickey e não fazer nada para dar continuidade neste relacionamento. É necessário criar mecanismos de interação e exposição permanente da marca por toda a temporada, para que no próximo ano ao retornarem para a terra do Tio Sam os americanos desejem consumir a marca mais intensamente.
Algumas sugestões para manter esse contato permanente e dar um passo efetivo para posicionar a marca no exterior são:
1) Sports Bar - Criar parcerias com descontos especiais para frequentadores trajando uniforme dos clubes durante a exibição do jogos, isso possibilitaria a criação de uma torcida fora do Brasil, já imaginou um fim de tarde em Bar da Flórida lotado de camisas de Galo acompanhando uma rodada do campeonato brasileiro, onde cada gol do clube é comemorado com cerveja por conta da casa? Não iria tornar-se um reduto de torcida do clube, camisas seriam vendidas como água e o bar ganharia por estar sempre lotado...Essa ação seria facilitada com a adequação do calendário nacional ao mundial, mas isso é tema para outros posts;
2) Escolas de Esportes – Parceria com escolas e clubes locais para desenvolver centros de formações de atletas dos clubes brasileiros, possibilitando que os alunos dessas unidades internacionais possam em seus períodos de férias escolares fazer um intercambio desfrutando de um período no Brasil, visitando as instalações e vivenciando o dia a dia de atletas profissionais dos clubes;
3) Web Tv – Criar conteúdos web para que estes novos fãs possam ter acesso ao dia a dia do clube em qualquer lugar do mundo;
Estes são somente alguns dos exemplos que a internacionalização da marca requer e que devem ser feitos para que ações como a Florida Cup realmente tenha efeitos efetivos.
Outro clube que está aproveitando muito bem esse período é o Grêmio, que embora não esteja participando de nenhum torneio internacional sabiamente entrou na onda das transmissões via web, e utilizará seu canal no Youtube para isso. A ideia deu tão certo que a gigante Gatorade decidiu associar seu nome a ação adquirindo o naming right de sua pré-temporada, golaço do comercial do clube. Uma estratégia interessante visando a monetização para qualificação do elenco que este ano disputará a Copa Libertadores.
Com esta ação o clube arrecada, lança um novo produto, se posiciona na Vanguarda gerando novas receitas e aproveita para ampliar o contato com seus torcedores e curiosos num período que antes era tedioso, onde todos aguardavam a bola rolar oficialmente.
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