19/09/2012

A VIDA VALE MUITO MAIS



Na última segunda-feira o Everton, grande rival do Liverpool (ING), promoveu uma linda homenagem aos 96 torcedores adversários que morreram na tragédia do Estádio de Hillsborugh, em 1989.

Um casal de crianças entrou em campo antes da partida entre Everton e Newcastle, a menina vestia o uniforme do time da casa, Everton, e o menino trajando o uniforme do maior rival, Liverpool. Juntos os dois formavam o número 96 referente ao total de vítimas de Hillsborough. Enquanto o juiz prestava o tradicional um minuto de silêncio o telão mostrava o nome de cada uma das vítimas com a seguinte frase “Merseyside United”, em alusão ao rio que cruza a cidade de Liverpool.

Todo o estádio se emocionou e aplaudiu de pé essa singela homenagem prestada justamente pelo maior rival.

#NENHUMA CAMISA VALE MAIS QUE UMA VIDA

Aproveitando a ocasião, vale lembrar uma das iniciativas mais criativas e que geraram um enorme retorno na campanha a favor da paz nos esportes. Promovida no Uruguai em 2009 o projeto "Ninguna camiseta vale más que una vida" gerou mais de 180 minutos nas emissoras de TV´s do país, sendo que boa parte no horário nobre e com cobertura ao vivo dos 3 principais telejornais uruguaios, mais de 360 minutos nas emissoras de rádio e centenas de notas nos jornais impressos. 

A ação foi promovida após duas pessoas serem mortas em uma briga entre “torcedores” de duas equipes de basquete rivais. Como consequência, o campeonato de basquete local ficou paralisado por uma semana e para marcar a sua volta os dirigentes concluiram que o fato não poderia ficar em branco e como se nada tivesse acontecido. Em uma ação inédita no esporte mundial, a federação decidiu que as equipes jogariam com a camisa do time rival.

O resultado da ação foi espetacular e chamou atenção de todo o país para o fato de que a rivalidade deve acontecer somente dentro da quadra.

Veja o vídeo e perceba a emoção da ação:



Essas duas belas e emocionantes homenagens mostram que os clubes, federações, confederações, atletas e todas as outras entidades envolvidas com esporte podem e devem participar ativamente no combate à violência. Chega de omissão, jogo de empurra dos responsáveis, passividade diante dos fatos e banalização de crimes.

Fica a dica #NENHUMA CAMISA VALE MAIS QUE UMA VIDA

* Por Romulo Macedo - Diretor Executivo

Comente com o Facebook: