Nesta segunda chegou ao fim um dos maiores torneios de tênis
do mundo, o US Open. Mas não foi a chuva que adiou várias partidas nem as belas
jogadas que irão marcar o torneio Norte Americano. Nesta edição, US Open
2012 também celebrou o quinto ano do Programa US Open de Inciativas Ambientais.
A USTA, organizadora do evento, e os patrocinadores desde
2008 vêm adotando uma série de práticas e medidas que visam reduzir o impacto
do torneio no meio ambiente.
Reciclagem:
- Em todo o complexo do torneio eram encontradas
centenas de pontos de coleta seletiva de lixo oferecidos pela marca de água
Evian.
- Todas as 70.000 bolinhas de tênis usadas em
treinos e nos jogos serão reutilizadas em outros programas da USTA ou doadas
para comunidades, projetos sociais, etc.
- Das cozinhas do US Open saíram quase 46.000
litros de óleo mineral que serão transformados em biodiesel.
- Mais de 88 toneladas de lixo orgânicos serão
transformados em adubo.
Transporte Público:
- Uma grande campanha incentivava o público a
utilizar o transporte público para ir ao torneio.
- Mais de 60% do público utilizou o transporte
público para ir aos jogos.
- A patrocinadora Ensurance premiou 2.250 fãs com bilhetes do metrô de
$4,50.
Papel Reciclado:
- Todos os 2.4 milhões de guardanapos utilizados
foram feitos de papel reciclado.
- 100% dos toalheiros de papel dos banheiros foram
substituídos por toalheiros com sensores de movimento e todo papel toalha
utilizado era composto de material reciclado.
- Todo o material impresso do torneio (ingressos,
tickets de estacionamento, guia de mídia e muito mais) também era composto de
material reciclado.
Alimentação
- Talheres, bandejas, pratos, copos, etc. eram feitos de matérias biodegradáveis.
- 40% do menu oferecido na Vila de Alimentação
eram de alimentos orgânicos.
Energia
- A fornecedora de energia do evento, HESS, irá
compensar a energia consumida no US Open através de Certificados de energia
renovável eólica.
Mercadorias
- Todo mundo que comprou uma mercadoria no evento
ganhou uma sacola ecológica multiuso com a inscrição “Reciclar e Reutilizar”
impressa na parte inferior.
- Uma linha de produtos ecológicos também foi
desenvolvida para venda, mochilas e chapéus feitos com garrafas de plástico
recicladas, cadernos e blocos de anotações feitos de papel reciclado, camisas
de algodão orgânico e muitos outros produtos.
Todas essas medidas não visam somente a redução do impacto
do torneio no meio ambiente, mas também tem a intenção de conscientizar milhões de
fans de tênis da importância da preservação ambiental. Pequenas medidas que podem
gerar um grande impacto.
* Por Romulo Macedo - Diretor Executivo
Comente com o Facebook: